sexta-feira, 23 de outubro de 2015

# Artigos # Cultura

«Diz-me o que lês, dir-te-ei quem és»

Já se encontra publicado o meu novo artigo quinzenal para o Repórter Sombra e, como sempre, vim mostrar-vos. Desta vez falo-vos um pouco sobre o poder que a leitura tem em nós!

«Leitura. É isso que estás a fazer ao olhar para este artigo: a ler. Há diversos tipos de leitura, aliás, às vezes há quem leia sem estar, de facto, a ler.
Na minha opinião a leitura tem um efeito super importante não só na nossa educação como também no nosso desenvolvimento intelectual. A verdade é que, quanto mais lemos, mais exercitamos e estimulamos o nosso cérebro, o que acaba por ser determinante para a nossa formação intelectual. Eu acredito que a leitura nos molda e ajuda a definir um bocadinho mais a nossa personalidade. Se nós somos influenciados pela sociedade em que estamos inseridos, também somos, certamente, influenciados por aquilo que lemos. Não é à toa que as pessoas mais informadas são as que mais lêem, as que mais pesquisas fazem e as que mais abdicam de “caprichos” em prol de uma tarde de leitura. Ler também pode ser divertido, aliás, ler é uma mistura de aprender com entreter.
Se ler nos faz mais felizes? Certamente que sim. Talvez, porque nos transporta para outro mundo. Um mundo que nos impede de recordarmos os males da nossa vida e o que mais nos preocupa, porque estamos com a cabeça ocupada e focados naquilo que estamos a imaginar, através da leitura. Imagens. Uma das coisas boas que a leitura nos traz. É impossível lermos alguma coisa sem que o nosso cérebro nos envie imagens do que estaria a acontecer, se, ao invés de estarmos a ler, estivéssemos a viver a história. Isso é a prova de que é impossível não mergulharmos a fundo nas páginas de um livro, ou num simples texto composto por várias palavras. Ela toma conta de nós. Ela domina-nos por inteiro. Uma vez que comeces a ler algo que te cative não consegues parar. É automático e inevitável começares a pensar no que virá a seguir, quereres saltar parágrafos, porque a curiosidade é demasiada e, por vezes, não dá para não te imaginares a viver a história que aquele livro conta.

Ler é uma dádiva. Nem todos tiveram a oportunidade de fazê-lo, porque não tiveram a educação e o ensino que hoje temos. Por este motivo e mais alguns, devemos aproveitar por aqueles que não o conseguiram fazer. Disfrutar ao máximo do prazer que uma leitura nos traz. Sentir o cheiro do papel e viver cada palavra que nos entra pelos olhos. Ler faz-nos sonhar. Por momentos somos alguém que nunca fomos e vivemos coisas que, na vida real, nunca pudemos viver. Sempre que lemos podemos ser alguém diferente, ter outra personalidade e experimentar outra profissão. Quando o fazemos, somos livres para sonhar e ser aquilo que nós quisermos. Já imaginaste como seria se fosses a personagem principal do teu livro favorito?»

Podem ver o artigo aqui. 

9 comentários:

  1. Adoro ler, a leitura é cultura. Pena os livros serem tão caros.
    Parabéns pelo blog.
    Gostei!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É bem verdade o que escreveste Cátia, ler faz-nos bem em todos os sentidos, faz-nos querer saber mais e mais do que se leu um pouquinho, faz-nos querer Sonhar (nem que seja em sonhos de leitura) e para dizer a verdade deixaste-me a pensar, como seria se fosse a personagem do meu livro preferido :? hihihi tão engraçado e divertido este exercício. Adorei de verdade o teu texto, boa :)
    Bom fim de semana.

    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Helena! Fiquei mesmo muito contente ao ler o que escreveste :D
      Um beijinho e bom fim-de-semana!

      Eliminar
  3. Good morning, dear! This is a great article, I totally agree with your opinion about the reading. The book is amazing! Incidentally, I wrote an essay for school on this topic, so many thoughts in my head coincided with yours :)

    xoxo, Nastya Deutsch

    MY BLOG NASTYA DEUTSCH

    ResponderEliminar
  4. Meu anjo, não podes nem deves ter medo de sofrer porque é isso que te vai tornar num ser humano mais sólido e mais preparado para a vida <3

    Ahahah, quem me dera. Ficarei à espera desse convite ;P

    Adoro, adoro, adoro! Enches-me de orgulho com a tua escrita. Juro <3

    NEW GET THE LOOK POST | Do You Want a Tea?
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  5. Adorei o texto, realmente ler faz muito bem, uma terapia para mim !
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)