sábado, 31 de outubro de 2015

# Entrevistas # Leonel Fernandes

Leonel Fernandes: «Quando se faz o que se gosta tudo parece mais fácil.»

Leonel Fernandes tem 33 anos e vive em Chaves. Apesar de ser técnico de saúde nunca escondeu o seu amor pela cozinha, motivo pelo qual decidiu participar no programa MasterChef Portugal, na TVI.

Nesta entrevista, o Leonel fala-nos do que o motivou a participar no concurso televisivo, assim como do seu gosto pela cozinha e das suas ambições.


Quando é que descobriu o seu gosto para a cozinha?
Desde pequeno que gostava de ajudar a minha mãe na cozinha. Ao longo dos tempos fui desenvolvendo e aprendendo a fazer o que no início via fazer a minha mãe e, mais tarde, quando fui morar sozinho, fui pondo a imaginação nos pratos que fazia para receber os amigos.

O que é que o levou a participar no programa MasterChef, na tvi?
Pois, gostando eu de cozinhar, acompanhando já os programas nos outros países, pensei que poderia ser uma oportunidade de aprender mais e uma oportunidade de um futuro profissional.

O Leonel é técnico de saúde. É fácil para si conciliar esse seu trabalho com a cozinha?
Sim, sou Técnico de Saúde Ambiental. Fácil não é, pois há que ter muita organização e fazer com que o dia renda muito. Mas quando se faz o que se gosta tudo parece mais fácil.

Esta foi a segunda vez que concorreu ao programa. Qual o segredo para, desta vez, conseguir chegar aos 15 finalistas?
Persistência e Trabalho. Nada se consegue sem trabalho, há que aprimorar as receitas , conseguir que o que imaginaste, possas pôr no prato e surpreender os jurados. E claro, envolver tudo com muito carinho!

O que sentia cada vez que passava mais um desafio e continuava no programa mais uma semana?
O que sentia cada vez que passava mais um desafio e continuava no programa mais uma semana? Primeiro o sentimento é de friozinho na barriga, aquele nervosinho miudinho. Mas depois vem a felicidade de conseguir.

Como é que se gere a questão do tempo enquanto se cozinha? Acredito que traga uma enorme pressão.
É muito difícil, na verdade para mim era bastante difícil obrigando a uma grande pressão. Mas é uma questão de mentalização e organização. Hoje, depois destas experiências, estarei mais preparado para saber lidar com isso.

Em que é que se inspira quando cozinha?
Inspiro-me nas memórias de família, na minha região e nos fantásticos Chefes portugueses que colocam a nossa gastronomia no mais alto nível.

Por último, que prato melhor o descreve?
Mil Folhas de castanha com espuma de queijo de cabra e maçã caramelizada.


Terminada a entrevista, resta-me agradecer ao Leonel por ter aceite responder às minhas questões e pela sua disponibilidade ao fazê-lo. Podem acompanhar o seu trabalho mais de perto aqui.


14 comentários:

  1. Mais uma excelente escolha e uma excelente entrevista, parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Isso da confiança é algo que se vai adquirindo com o tempo e se sentes essa mudança é porque, de facto, estás a ir pelo caminho certo. Fico mesmo feliz!

    Oihn, penso no mesmo <3 Espero que um dia possa ficar mais sólida!
    Obrigadooo :D Consegui encontrar um poncho dentro do género. Breve, reve mostro :D

    Sempre gostei do Leonel e sempre o tive como uma pessoa extremamente humilde. Mais do que qualquer outro concorrente e isso constatou-te uma vez mais aqui :D

    NEW INSTAPLEASURE POST | How was your October?
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da entrevista e gostei do seu blog, já estou a segui-lo:). Espreite o meu, se gostar, siga-me também;). Bjs

    http://Meninaricameninapobre.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. ótima entrevista ! Adorei conhecer mais sobre o Leonel ! :)
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
  5. r: Foi mesmo :)
    Obrigada e igualmente, minha querida*

    ResponderEliminar
  6. Que boa entrevista.

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Era um dos nossos favoritos nessa edição. E olha, nem foi combinado, mas até parece: o nosso próximo entrevistado também participou no masterchef ahah

    É um excelente entrevista, como sempre! :D

    ResponderEliminar
  8. aHH que sorte entrevistaste o Leonel! Tao fixe! Adorei o blog! Estou a seguir-te, segue-me tambem! Beijinhos!

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)