sábado, 24 de outubro de 2015

# Entrevistas # Manuel Fernandes

Manuel Fernandes: «O baixar as expectativas é sempre um bom método para conseguirmos aquilo que gostamos e precisamos.»

Manuel Fernandes, de 32 anos, foi o grande vencedor da segunda edição do programa Masterchef Portugal, na TVI. Começou a cozinhar aos 13 anos -idade em que o seu gosto pela cozinha começou a surgir-, sendo que a cozinha tradicional portuguesa é a sua eleição.

Poucos meses após ter vencido o programa da TVI, Manuel aceitou responder a esta entrevista onde nos fala um pouco acerca do seu gosto pela cozinha, da sua participação no programa e do que espera do futuro.


Como surgiu o seu gosto pela cozinha?
O meu gosto pela cozinha surgiu quando era pequeno. Adorava ajudar as minhas avós e mãe quando era jovem e dessa maneira fui aprendendo e ganhando gosto pela cozinha.

Quando decidiu investir “mais a sério” nesse mundo?
Apenas decidi investir mais "a sério" quando entrei no Masterchef. Não estava à espera de ser seleccionado e o meu gosto pela cozinha fazia com que experimentasse algumas coisas em casa e pesquisasse e estudasse mais umas quantas coisas. Mas foi ao entrar no programa que realmente comecei a perceber que se calhar há espaço para mim no mundo da cozinha.

O que o levou a participar no programa MasterChef?
O Masterchef foi um feliz "acidente". Os meus amigos sempre me incentivaram a participar no programa, na edição anterior não podia porque estava a trabalhar. Nesta edição encontrava-me desempregado e então, por pressão dos meus amigos e das pessoas que gostam de mim, decidi inscrever-me, mas sempre levei isso na desportiva, sabia que as minhas hipóteses eram muito reduzidas e gosto de ter os pés bem assentes na terra.

Esperava chegar à final do concurso?
Quando me inscrevi não esperava sequer entrar no programa. O chegar à final foi uma alegre surpresa. Fui para lá de mente aberta e sem estar à espera de nada, acho que foi isso que me permitiu ficar calmo e concentrado e talvez daí os resultados terem sido bons, o baixar as expectativas é sempre um bom método para conseguirmos aquilo que gostamos e precisamos.

De todas as provas que teve de ultrapassar qual foi a mais difícil?
Ora bem... Eu diria que talvez a prova das crianças. Tivemos de cozinhar para crianças entre os 6 e os 9 anos e são clientes muito exigentes e com gostos peculiares. E como não tenho filhos custou-me bastante perceber o que será que seria melhor para eles e isso fez com que a prova fosse muito difícil. O não conhecer os gostos do público para o qual trabalhamos faz com que a tarefa se torne ainda mais complicada.

O que é que o levou a vencer o programa? Isto é, qual o truque para vencer um programa como o MasterChef?
Eu acho que não há grande truque. Mas como já disse, julgo que baixar as expectativas faz com que fique mais calmo, concentrado e focado para obter um bom resultado. Confesso que nunca foi o meu objectivo ganhar, mas que se acontecesse iria adorar e ainda bem que aconteceu.

Que relação consegue encontrar entre arquitetura e cozinha?
Alguma relação sim. Existe uma necessidade de sensibilidade artística em ambas profissões que têm como objectivo o provocar felicidade ao cliente. Um arquitecto muito conhecido dizia que "os arquitectos são criadores de felicidade", eu diria que os cozinheiros também, simplesmente a velocidade e o imediatismo da cozinha permite que esse criar de felicidade seja mais veloz. Criar uma refeição demora menos tempo que criar um edifício e isso faz com que a profissão de cozinheiro seja menos monótona e mais interessante, no meu ponto de vista claro.

E se tivesse de escolher uma das duas profissões para exercer para o resto da vida, qual seria a primeira opção?
Preferia ser cozinheiro claro. 

O que mais gosta de cozinhar?
Gosto de cozinhar coisas que nunca fiz ou que normalmente não encontro no meu país. Gosto de provar sabores novos e viajar pelo mundo com um prato. Gosto de experienciar e depois tentar replicar em casa. Diria que gosto muito de da cozinha asiática e do médio oriente.

Para terminar, que prato o define?
Acho que ainda não há um prato que me defina. O meu percurso ainda é muito jovem neste ramo, por isso teria que ser um prato simples. Espero que daqui por uns anos  consiga eleger um prato complexo e interessante para me definir, neste momento ainda estou em fase de absorção de técnicas e conhecimentos e por isso em constante mutação.


Terminada esta entrevista, resta-me agradecer ao Manuel por ter aceite responder às minhas questões e por toda a disponibilidade demonstrada desde o início. 
Caso queiram acompanhar o trabalho deste talento português podem seguir a sua página oficial aqui.





16 comentários:

  1. Não acompanhei o percurso dele, mas adorei a entrevista!
    Muitas vezes precisamos mesmo de baixar as expectativas, ganhamos mais com isso

    r: Muito, muito obrigada *.*
    As pessoas podem ser fantásticas no que fazem, mas senão houver humildade deitam tudo a perder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico contente por teres gostado :)
      Com certeza. Concordo plenamente contigo!

      Eliminar
  2. Amo o programa Masterchef. Na semana passada estreou a versão infantil, o Masterchef Júnior Brasil
    Bom fds
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A versão infantil também vai estrear em Portugal em breve! :)
      Beijinho :p

      Eliminar
  3. Acompanhei o programa todo! Gostei da entrevista!

    beijinho,
    - Miss Grace -

    ResponderEliminar
  4. Adooorei! E concordo com a frase inicial dele!
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderEliminar
  5. Ele é um chef maravilhoso
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=EgeQXJjUpSQ
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Conheço e adoro seu trabalho
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia

    ResponderEliminar
  7. Gostei de ver a participão dele no programa.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Excelente frase, há que saber começar por baixo, passo a passo. Gostei muito da entrevista.

    Beijinhos e boa semana. ♥
    http://lovingmypinkbubble.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)