quarta-feira, 18 de maio de 2016

# Atualidade # Conceição Lino

«E se fosse consigo?» Violência no namoro


Violência no namoro foi o tema abordado no programa "E se fosse consigo?", da passada segunda-feira.
Sinceramente, de todos os temas que já foram apresentados este foi aquele em que eu estou mesmo à espera de ver mais reações por parte do público porque acredito que, quando se trata deste tipo de violência, as pessoas conseguem agir mais rapidamente do que com os temas dos programas anteriores. Isto passa-se porque os outros programas referiam-se, sobretudo, a preconceito (homofobia e racismo) e, nesse aspeto, acho que, infelizmente, ainda vivemos num país onde as pessoas dizem que "aceitam" mas lá no fundo não conseguem respeitar sequer. Neste caso, ver um namorado a agredir verbalmente e fisicamente a namorada em plena rua, fez com que muitas pessoas manifestassem o seu desagrado e algumas chegassem mesmo a chamar a polícia. Confesso que fiquei bastante contente com o que vi. Pessoas mais velhas, jovens, raparigas, rapazes e até mesmo pessoas de outras nacionalidades, não conseguiram ficar indiferentes quando viram um rapaz chamar nomes e gritar com a namorada enquanto lhe tentava tirar o telemóvel para ver as suas mensagens. "És mau rapaz", foi um dos comentários que uma senhora fez antes de ligar para a polícia. "Ela vem connosco", foi outros dos comentários proferido por um grupo de raparigas que tiraram a vítima do local. Como era de esperar, ainda houve muita gente que passou e ignorou a situação por não saber o que fazer mas o número de pessoas que decidiu ajudar a rapariga foi bastante superior. Deixou-me feliz. Feliz porque já se começa a perceber que os jovens já conseguem identificar situações de violência no namoro. Ainda há uma elevada percentagem de casais jovens que consideram que ver as mensagens do parceiro, decidir que roupa o parceiro não pode vestir ou impedi-lo de ver os seus amigos, não é violência. Mas é. E esta cena realizada por dois atores num jardim mostrou como um namorado exigir ver as mensagens do telemóvel da sua namorada, só por si, já é um ato violento. Por vezes esse é só o primeiro sinal da violência. Primeiro o telemóvel, depois os amigos, depois a roupa e por fim, o primeiro estalo. Às vezes isto é um ciclo. Aliás, a violência no namoro é um ciclo. É um "desculpa, não vai voltar a acontecer" que se vai repetir até que a vítima tenha coragem de pôr um ponto final nesta situação e pedir ajuda.
Mais uma vez, felicito a SIC por este programa excelente que nos mostra estas realidades. Cada programa me faz relembrar de que estas coisas existem e por vezes estão bem perto dos nossos olhos e nós não vemos porque somos demasiado distraídos ou então vemos e ignoramos. E é uma pena que estejamos tão preocupados com coisas secundários e que nos esqueçamos que há muitas situações destas a acontecer no nosso país e que a nossa ajuda é fulcral para que elas parem ou, pelo menos, abrandem.

Têm seguido o programa, internautas?

7 comentários:

  1. Tive um namorado que era violento comigo. Nao fisicamente, mas psicologicamente. Que as vezes é pior que um estalo. Eu da primeira vez pensei "ah ta stressado com o trabalho". desculpei. da segunda também. à terceira, mandei-o a merda e nunca mais troquei duas palavras com ele. ele bem que ligou e mandou milhares de sms's e emails a pedir desculpa e que nem se tinha aprecebido do que andava a fazer. mas isso é que é grave. está-lhe tao entranhado ser horrivel que ele nem percebeu :/

    beijinho
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade mesmo viu... eles as vezes nem percebem. E isso é mesmo horrível.

      Eu no teu lugar teria feito a mesma coisa. Pior ainda se a coisa fosse física... seria uma vez só que ele levantaria a mão pra mim, pq eu não deixaria haver uma segunda.

      Pena que nem todas as mulheres conseguem se ver livre disso né, seja por medo de contar a alguém, seja por amor ao imbecil e medo de perdê-lo. :/

      | O Blog Que Não é Blog |

      | Instagram: @aquelenaoblog |

      | Julinha e os Vídeos - Canal do Youtube |

      Eliminar
  2. Nossa muito triste isso
    temos que lutar para acabar
    beijos
    http://www.jessicarcoelho.com

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente é uma triste realidade...

    Isabel Sá
    http://brilho-da-moda.blogspot

    ResponderEliminar
  4. Estás situações são sempre lamentáveis, ainda não consegui ver o programa!
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Não tenho acompanhado não, mas vou procurar ver sim.


    Bjim...
    blog Usei Hoje

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)