segunda-feira, 9 de maio de 2016

# Atualidade # Conceição Lino

«E se fosse consigo?» Homofobia

Como ser humano com sentimentos que sou, há certas coisas que me incomodam e a homofobia é uma delas. Esta temática foi abordada no programa de hoje, E se fosse consigo? e não consegui ficar indiferente.
Numa paragem de autocarro, três atores puseram as pessoas à prova. Um casal de rapazes de mãos dadas e uma mulher que os insultava por considerá-los uma aberração causaram algumas reações nas pessoas que por lá passavam. O que mais me chocou foi mesmo ter ouvido as opiniões da maior parte das pessoas. Eu sabia que tínhamos muitas pessoas preconceituosas no nosso país mas nunca pensei que fossem tantas. Havia quem dissesse que eles podiam fazer o que quisessem mas consideravam a homossexualidade uma doença. Sinceramente, para mim, a homossexualidade não é uma doença mas a homofobia é. Não consigo mesmo conter a minha indignação quando oiço coisas como "coitados, eles não têm culpa de ser assim, é uma doença" ou "oh filho, isso não tem cura?". É irritante e ao mesmo tempo agonizante. O mundo não evolui, as mentalidades não evoluem, nada evolui. Fiquei ainda mais indignada quando ouvi uma senhora dirigir-se a um dos supostos homossexuais e dizer "não ligues meu filho, vocês são dois rapazes bonitos. Qualquer dia separam-se e arranjam duas raparigas jeitosas". Mas porque é que as pessoas acham que a homossexualidade se resolve empurrando o homossexual para cima de alguém hetero? Aliás, porque é que as pessoas pensam que a homossexualidade tem de se resolver? Não tem. E não tem porque não é um problema. É uma orientação e cada um tem a sua. As pessoas deviam deixar-se desse vício terrível que é criticar tudo e todos. Como uma jovem referiu e muito bem "o amor é para todos" e não devemos julgar ninguém pela pessoa que escolheu amar. Até porque não se trata de uma escolha, o amor acontece sem que o possamos controlar. 
Não me canso nem tenho vergonha de dizer que tenho orgulho e admiração por pessoas que enfrentam esta sociedade idiota em que vivemos e não têm problemas em admitir o que são. Não faz sentido nenhum haver pessoas a esconderem-se de si mesmas e a não aceitarem-se como são só porque sabem que a sociedade as vai excluir. Porque não são elas que estão erradas, é a sociedade. Esta sociedade mesquinha que vê maldade em tudo. Que sente nojo e raiva de pessoas só porque elas amam pessoas do mesmo sexo. É ridículo e sufocante. Dói-me na alma que hajam pessoas que não dão uma oportunidade de conhecer alguém só porque esse alguém tem uma orientação sexual diferente da sua. Até pode ser uma pessoa fantástica, das melhores que existem mas nunca vai ser vista dessa forma porque ninguém se dá ao trabalho de interrogar-se sobre a sua personalidade porque partem do princípio que essa personalidade está definida na sua orientação sexual. Mas não está. E tenho pena que haja tanta gente a não pensar assim. Na minha opinião, não devíamos sequer rotular as pessoas. Para quê chamar "gay", "lésbica" ou "bissexual"? Para quê estes rótulos? Pessoas gostam de pessoas e pronto. Se todos pensássemos assim e não arranjássemos nomes para tudo o mundo, certamente, seria bem melhor e não haveria tanto preconceito. O amor dá-se entre pessoas e pessoas amam outras pessoas, ponto. Não é preciso dar nomes a homens que amam mulheres e mulheres que amam mulheres. Somos todos pessoas e todos amamos. O facto de eu gostar de homens não significa que sinta repulsa por mulheres que gostem de mulheres. É amor e o amor é bonito em todas as formas. 
Por isto mesmo, acho que devíamos lutar todos juntos para mudar mentalidades. Não ter medo de defender e ajudar aqueles que estão em situações de exclusão por parte da sociedade. Aceitar cada um como é porque somos todos seres humanos e todos merecemos as mesmas oportunidades.

4 comentários:

  1. Post maravilhoso!
    Queria que todos pudessem também ler para assim podermos acabar com o preconceito de vez.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado, meu bem. Em breve farei :D

    Pois... Aqui está u dos males da sociedade: não aceitarem a diferença. Nem é uma questão de aceitarem ou não, mas acima de tudo, de respeitarem!

    NEW COOKING POST | Crispy Honey Muffins without Sugar.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  3. Oi Lindona !
    Pensando se fosse com a gente podemos perceber que não é fácil.
    Tem postagem nova no meu blog, vem conferir !
    Meu Blog: ➥ Plantão da Beleza
    Meu Instagram➥@simarapink
    Meu Canal no Youtube: ➥ Vídeos do Canal
    .¸.•*¨*•►BeijosssssssssSimara Pink ♥♥♥

    ResponderEliminar
  4. Esse tipo de pessoa não conhece o amor, ótima postagem
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)