terça-feira, 24 de maio de 2016

# Atualidade # Conceição Lino

«E se fosse consigo?» Maus tratos a idosos


"Maus tratos a idosos" foi o tema do programa "E se fosse consigo?", da passada segunda-feira. Um idoso e uma mulher que trata dele no meio da rua onde milhares de pessoas passam. A mulher trata mal o idoso negando-lhe água e chamando-lhe "velho caquético", afirmando que nem a filha quer saber dele porque ele é um chato. Os maus tratos e as palavras agressivas usadas pela mulher são mais do que suficientes para que a polícia tenha de ser chamada ao local mas são muitos os que passam e ignoram a situação. 
Por outro lado, fiquei bastante surpresa com algumas reações. Uma mulher viu a situação e seguiu caminho mas, passado uns minutos, volta com uma garrafa de água na mão para dar ao senhor e afirma que vai chamar a polícia. Quando se apercebe que tudo se tratava de um programa de televisão, a senhora começa a chorar e diz que lhe custou muito ver a forma como a mulher estava a tratar aquele idoso porque tinha perdido o seu pai há pouco tempo e acha absurdo que as pessoas sejam capazes de tratar assim uma pessoa mais velha. Muitos foram aqueles que passaram e disseram "um dia a senhora também vai chegar lá, vamos todos ser velhos". Uma coisa que me deixou a pensar. Há tantos velhos (e sim, eu digo velhos, porque ser velho não é uma ofensa, é uma dádiva) que são abandonados pelas suas famílias, maltratados e roubados. Será que as pessoas que os fazem não pensam que um dia vão estar na mesma situação? Também não se vão conseguir mexer, vão ter dores pelo corpo todo e, quem sabe, doenças que surgem com a idade. Eu acho, sinceramente, que as pessoas não param para pensar que, um dia, também elas vão precisar que alguém cuide delas, que lhes faça companhia e que lhes dê motivos para aproveitar os últimos dias da sua vida com um sorriso na cara. Mas parece que as pessoas se esquecem disso. Acham que vão ser novas e independentes para sempre. Acham-se donas do mundo e, por isso, os mais velhos já não importam. Mas importam sim. As pessoas que hoje são velhas, ontem foram os jovens que ajudaram o nosso país a evoluir, foram médicos, advogados, eletricistas, professores, e tantas outras coisas. Eles deram o seu contributo ao país e ao mundo e não merecem acabar a sua vida sozinhos e maltratados. Não depois de uma vida repleta de esforço e trabalho.
Os idosos não são um "peso". Como disse um senhor -e muito bem- no programa "os mais velhos são bibliotecas". E como qualquer biblioteca merecem ser preservados e valorizados porque é fácil abandonar, maltratar e desprezar. Difícil é dar amor e retribuir tudo aquilo que algum dia eles fizeram por nós.


4 comentários:

  1. Aqui no Brasil os idosos são muito desrespeitados e é muito triste de ver =\
    Bjs
    Aquarela Pink

    ResponderEliminar
  2. É bastante triste pensar nas pessoas que trabalharam uma vida inteira e que quando chegam á hora de serem tratados como reis, são tratados como lixo. E o pior é que quem tem este desrespeito pelos idosos esquece-se que também para lá caminha e pode ser que a justiça seja feita e o tratamento seja igual. Eu sempre segui o lema de "não faças aos outros o que não queres que te façam a ti" e por isso acho muito importante respeitar os outros para sermos também somos dignos de respeito :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  3. Os idosos hoje em dia sofrem muito alguns têm famílias e filhos e todos os abandonam, é bastante triste ver que isto acontece

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Também vi o programa e custou-me imenso. Mas houve atitudes de louvar, inclusivamente de um jovem que ia a passar.

    https://oblogcat.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)