quinta-feira, 2 de julho de 2015

# Férias # Verão

Amén para as férias!

Sim, acabaram as aulas e sim, começaram as férias. Não fiz grandes planos é verdade mas estou focada em divertir-me. Já estou farta de tantas responsabilidades e acho que está na hora de ter um bocadinho de descanso, de comer doces até me cansar e pôr em dia a minha listinha de filmes.
Quando entrei para a faculdade já sabia que ia ser complicado mas nunca pensei que me fosse "matar" tanto. Confesso que no primeiro semestre fui uma desgraça porque não sabia gerir o tempo e o stress e acabava por estudar o tempo todo e baralhar o meu cérebro. No segundo semestre as coisas correram bastante melhor porque aprendi a relaxar e melhorei o meu método de estudo e isso refletiu-se nas notas. É claro que queria que a minha média fosse o mais alta possível mas acho que o que conquistei foi bastante bom para quem caiu de pára-quedas numa universidade e teve de aprender a desenrascar-se sozinha em todas as situações.
Acredito que haja por aí muitos caloiros a ficar já preocupados com a ida para a universidade mas acreditem que não é tão mau quanto parece. Eu também ficava muito nervosa sempre que me falavam da faculdade, tremia porque tinha medo de não me adaptar a estar a três horas de casa e com pessoas que nunca tinha visto na vida. Eu acho que em termos de amizade, o ensino superior se assemelha à primária, tens de ir conquistando amigos aos poucos, tens de ir mostrando o que de melhor tens em ti e ir conhecendo aos poucos os outros.
A verdade é que desde que fui para Coimbra me sinto mais feliz porque em vez de uma casa, agora tenho duas. Acabei por construir uma família lá e a vocês, futuros caloiros, tenho a dizer que vão construir uma segunda família também. Na primeira semana vão querer fugir, voltar para casa e desejar voltarem a ser crianças. Mas depois vão querer viver ao máximo a vida universitária porque vão entender que não há nada melhor do que ser adolescente. Em cada história há uma lição que fica para a vida. Em cada erro há uma aprendizagem e em cada queda aprendes a levantar-te de forma diferente. Errar vai ser uma constante mas enquanto cometermos erros diferentes vamos estar a aprender coisas novas e isso é das melhores coisas que a vida nos pode trazer. Só somos realmente nós, adolescentes, quando somos postos num sítio onde temos de aprender a safar-nos sozinhos, sem os nossos pais para nos defenderem o tempo todo, é assim que nos sentimos livres. Ao fazer o correto sem ter de ser a obedecer, a arrumar o quarto sem termos de ser obrigados, a cozinhar sem ser contrariados... Quando fazemos as coisas por nós sabe sempre tão bem e a mudança do ensino secundário para o superior é uma grande ajuda nisso. Vais aprender o que é a vida, o que é sentires que podes fazer tudo e que nada é impossível. Vais aprender a curar as tuas dores e que nada é para sempre mas que é tão bom enquanto dura! Não tenhas medo, Aventura-te, segue os teus sonhos e acredita que vais ser muito mais feliz. 

6 comentários:

  1. Ohn Cátia *.* Agradeço-te tanto essas palavras que nem imaginas. Foi dos melhores elogios que me puderam dar. Nunca pensei que o meu pequenito blog fosse capaz de prender tanto uma pessoa :D
    Sim, tenho um gosto enorme em registar grande parte dos momentos e acho uma certa piada ao facto de os poder partilhar e deixar bem guardados :D

    Revi-me nesse texto do princípio ao fim. Já fui caloiro e sem bem o quão complicado é. A minha sorte, no meio disto tudo, foi ter uma grande capacidade de gestão e organização de tempo!! :)
    Ai de ti se não aproveitas bem as férias! Diverte-te ao máximo :D

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não precisas de agradecer Miguel. Fui sincera e a sinceridade não se agradece. Acho que é mesmo o melhor que podes fazer :D

      Estou a tentar ganhar essa capacidade também ahah :p
      Obrigada, assim o farei :D beijinho*

      Eliminar
  2. You're right. It's so important not to let fear hold you back. Have faith and follow your dreams :) www.shehearts.net

    ResponderEliminar
  3. Adorei este post, é um grande incentivo! :)
    r: mas a minha verdadeira dúvida é, tipo, procuras uma casa e consegues arranjar, mas vais viver para lá sozinha?
    Eu procurei e encontrei casas, mas como não conheço ninguém, terei que viver sozinha, pelo menos nos primeiros tempos, enquanto não conheço ninguém na universidade... Esta teoria está certa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diana, não precisas exatamente de viver sozinha :) Não sei se pretendes mesmo ir para uma casa mas existem também residências universitárias e casas em que alugam quartos. Nas casas em que estão a alugar quartos acabas sempre por conhecer outras pessoas e acabas por não viver sozinha.
      Por outro lado, se pretendes ir para uma casa aconselho-te que vás vendo algumas na área onde pretendes ficar e contactando os senhorios, imagina que tu vais para lá sozinha e lhes dizes? Eles podem arranjar-te mais uma ou duas colegas que já tenham visto aquela casa e assim dividem as despesas. :)

      Eliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)