domingo, 26 de julho de 2015

# Entrevista # FF

FF: “Fiquei muito surpreendido por termos um público tão fiel”

Bem, hoje trago-vos mais uma entrevista. A verdade é que esta tem um "sabor" diferente.
Sabem quando vocês acompanham o trabalho de alguém desde que são crianças até à atualidade? Pois, isso acontece comigo. Sempre que me recordo da minha infância é impossível não me recordar do FF. Acho que fiquei fã/apaixonada por ele desde o primeiro momento em que o ouvi. Considero-o dos melhores talentos portugueses e nunca na minha vida pensei que um dia ia poder entrevistá-lo e muito menos presencialmente.
Eu acredito que quando admiramos alguém -quer seja pelo seu talento musical, quer seja por outra coisa qualquer-, acreditamos sempre que essa pessoa é excelente, que tem um coração gigante e sonhamos com o dia em que vamos poder estar olhos nos olhos com ela e confirmar a nossa tese. A verdade é que nem sempre é assim. Às vezes as pessoas desiludem-nos e não são o que parecem, estão mergulhadas na "fama" e vemos que tudo aquilo em que acreditávamos não era verdadeiro. Se há coisa que eu e a Joana sentimos ao entrevistar o FF após o seu concerto em Mira, foi que ele era tudo aquilo que nós sempre acreditámos que ele fosse. Nunca houve ilusão. O FF é mesmo a pessoa humilde que nós sempre vimos atrás de um ecrã. Tratou-nos com o maior respeito do mundo, foi simpático, humilde e, mesmo depois de um concerto do qual saiu cansado, mesmo antes de uma sessão de autógrafos que o esperava, ele teve tempo para nós, para conversar connosco e mostrar o excelente ser humano que é. Não há motivo nenhum que nos vá fazer esquecer esta entrevista, a primeira presencialmente, a primeira com contacto visual. O nervosismo estava em nós mas uma pessoa tão humilde com ele conseguiu pôr-nos à vontade tão rapidamente que nem eu estava à espera que corresse tão bem.
Deixo-vos então a entrevista que eu e a minha colega Joana Veríssimo do blogue Upside Down realizámos a este jovem tão talentoso no dia 23 de Julho, em Mira.



P: O que é que o FF de agora tem de diferente do FF do tempo dos Morangos com Açúcar?
R: Dez anos separam um do outro. Ao longo destes dez anos também fui ganhando a confiança e talvez a maturidade que não tinha quando comecei para poder fazer este disco/trabalho que, aliás, ando a promover atualmente e com muito gosto porque estou a tentar pela primeira vez o género de músicas que têm muito a ver com a minha personalidade e com a minha voz e acho que isso é visível nos concertos. Deixa-me muito feliz ver que as pessoas entendem isso e percebem que desta vez não sou eu a emprestar a voz a outro projeto musical ou a imitar alguém, desta vez sou eu a mostrar aquilo que sou musicalmente e é um caminho que nem sempre é fácil mas é essencial quando pensamos em construir um percurso e uma carreira, não olhando só para aquilo que vamos fazer no ano a seguir, mas olhando para o futuro pensando que daqui a vinte ou trinta anos eu vou querer ouvir este trabalho e vou querer continuar a gostar dele. Precisamente por essa necessidade é que eu também me desvirtuei um bocadinho do universo televisão que era um universo mais juvenil e pop e me ensinou muita coisa mas que a certa altura é quase como tu teres necessidade de quereres sair de casa e foi isso, no fundo, que aconteceu.
P: Com um estilo de música anterior tão diferente porque é que decidiste optar pelo caminho do fado?
R: Porque, na verdade, o estilo de música ainda mais anterior a esse é o fado. O fado não surge depois da minha aparição na televisão, pelo contrário, o fado já vinha de antes, já vinha desde eu ser pequenino. Aliás, a primeira vez que participei em alguma coisa ou que fiz alguma coisa ligada com música foi no Bravo Bravíssimo, com 11 anos, a cantar um fado de Amália Rodrigues – Gaivota – que, aliás, hoje fiz questão de cantar aqui também. Portanto, o fado foi a minha primeira paixão e também a minha primeira forma de explorar a minha voz e o canto. Mais tarde ou mais cedo eu percebi que teria de lá regressar apesar de isto não ser um projeto de fado tradicional, tem o fado mais na minha voz do que propriamente nos instrumentos que o compõem porque não temos guitarra portuguesa nem violas, mas cantamos e fazemos alguns fados porque faz sentido.
P: Querer é o truque para ter? Tem sido assim ao longo da tua carreira?
R: Tem, tem e com muito trabalho. Eu acho que essa mensagem continua a fazer sentido e vai fazer sempre, porque quando queremos uma coisa não podemos ficar simplesmente à espera que ela nos caia do céu, temos de batalhar por ela, temos de lutar por ela e é isso que eu faço todos os dias e todos os anos tentando melhorar o meu trabalho, melhorar-me enquanto intérprete, enquanto compositor, enquanto músico e mostrando às pessoas que estou a fazer o meu trabalho, que estou a tentar mostrar-lhes sempre algo que elas não conheçam e que espero que elas gostem.
P: Como é que te sentiste a atuar para o público de Mira? O que é que achaste do público?
R: Muito bem. Fiquei muito surpreendido por termos um público tão fiel que ficou do início ao fim e pediu para voltarmos, o que eu acho que é sempre um ótimo reflexo do concerto. Quando um concerto acaba e o público quer que nós voltemos, eu acho que não pode haver melhor reflexo de ter corrido bem ou não senão esse. Se nós sairmos de palco e não voltarmos, o público se calhar gostou mas não sentiu vontade de ouvir mais músicas e desta vez aconteceu, o que me deixa muito feliz até porque este segundo final é um final que fica sempre em aberto, umas vezes fazemos, outras vezes não fazemos, porque nem sempre os públicos o permitem. Fico feliz por hoje, depois de um concerto de uma hora e meia, ainda ter de voltar, ainda mais numa quinta-feira, um dia de semana, em que apesar de haver muita gente de férias a verdade é que é um dia a meio da semana e deixa-me muito feliz saber que este público é tão carinhoso e que cantou e esteve presente.

Podem ver a entrevista publicada no jornal Miraonline -jornal para o qual eu e a Joana fomos entrevistar o artista-, aqui: Jornal Miraonline.

Resta-me agradecer, em meu nome e em nome da Joana, ao FF e à sua equipa. Pela disponibilidade, pela simpatia, pela forma como nos trataram e, acima de tudo, pela humildade que não encontramos, infelizmente, em qualquer artista. Um obrigada enorme!
Obrigada também à Joana por ser uma colega excelente!
Quanto a vocês, aconselho-vos a seguirem o mais recente trabalho do FF -Saffra-, garanto-vos que não se vão desiludir.








17 comentários:

  1. Adorei o post!
    Beeijos

    www.ataquedamodaa.com

    ResponderEliminar
  2. Ainda não conhecia, mas agora fiquei bem interessada, principalmente pela simpatia que demonstram ter ♥ Adorei a entrevista, beijão
    http://www.quintagaveta.com/

    ResponderEliminar
  3. É tão bom ver o FF crescer! Tem um talento gigantesco, adorava ver um concerto dele *.*

    r: Oh, que querida, muito obrigada!

    ResponderEliminar
  4. O FF é fantástico, é mm giro ;), adorei o post.

    Bjinhos Sandra Color-s

    ResponderEliminar
  5. Postagem maravilhosa não conhecia mais canta muito,
    tenha uma semana abençoada.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=eNNlFtDc1-o
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  6. optimo post! beijinhos :)

    http://voarviajarviver.blogspot.ae/

    ResponderEliminar
  7. Juro por tudo que és uma querida! Obrigado ;D
    Fico mesmo contente por teres gostado... E em relação à mala, é das mais versáteis que já vi :D

    Eu ADORO o FF desde o tempo dos D'ZRT. Já o pude ver ao vivo e não tenho como não gostar. Nota-se mesmo que é uma pessoa humilde e que se entrega mesmo à sua paixão: a música!

    NEW DIY POST: Customize Your Mobile Phone :D
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  8. Tem uma voz maravilhosa!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. adorei o post, excelente entrevista! :p ele tem evoluído imenso, o que é ótimo. beijinho

    ResponderEliminar
  10. Que bacana, eu gostei muuuito da entrevista muito massaa!
    Beijos
    http://onlypoison1.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. gostava tanto das músicas dele quando era criança, ahh que saudades !!!

    beijinho ❤
    www.watermelonclouds.tk

    ResponderEliminar
  12. OH MEU DEUS, NAO ACREDITO QUE TIVES-TE COM ELE, EU SOU MALUCA POR ELE DESDE PEQUENAAAAAAAA :D

    The eyes of a Mermaid | Youtube Channel | Instagram

    ResponderEliminar
  13. Que entrevista maravilhosa, ele tem uma voz linda!
    xoxo
    BLOG // FB PAGE

    ResponderEliminar
  14. r: Pelo nosso próprio bem, é mesmo!

    Sem dúvida, concordo plenamente *.*

    ResponderEliminar
  15. A entrevista está incrível!! A voz dele é linda <3
    Beijos

    http://findinggtheway.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)