terça-feira, 21 de abril de 2015

Superstições





Hoje é dia vinte e um e, vinte e um, é o meu número favorito. Curiosamente, hoje foi um dos dias mais sortudos que já tive e alguém me disse que podia ser o meu número favorito a trazer-me sorte mas, sinceramente, não acredito nisso.
Como sou uma pessoa que depois de ouvir as coisas começa a refletir, decidi fazer uma pesquisa sobre superstições e consegui tirar algumas conclusões. Uma delas é o facto de as superstições terem uma origem popular e não conseguirem ser explicadas cientificamente. Exatamente por não terem uma explicação científica, muitas pessoas atribuem razões sem sentido a fenómenos dos quais desconhecem as causas. Como é de esperar, na maior parte das vezes, ser supersticioso acaba por atrapalhar a vida das pessoas porque, muitas vezes, elas deixam de fazer certas coisas por achar que vão trazer azar, como por exemplo, passar por baixo de uma escada. 
Eu confesso que sou um pouco supersticiosa, mas não é aquela superstição de achar que me vai acontecer algo mau só porque é sexta-feira 13. Na minha opinião, há muitas pessoas que, como eu, não são supersticiosas mas adquirem certos hábitos que repetem sempre por forma a sentirem-se bem por não quebrarem a "rotina". Dou-vos um exemplo: para mim é quase impensável ficar sentada nas pontas quando posso estar no meio de duas pessoas, sinto que se ficar na ponta não me vou sentir bem porque, como já não o faço há muito tempo, não me dá uma sensação de conforto. A verdade é que há quem ache que eu sou supersticiosa nesse aspeto mas, para mim, isto é mais uma "mania" do que outra coisa. Um outro exemplo é o facto de eu nunca deixar o volume da televisão num número ímpar ou só comer pintarolas e M&M's aos pares. Eu não considero isto superstições mas sim vícios que vão sendo adquiridos ao longo do tempo mas que são muito difíceis de controlar porque tu pensas que se deixares de o fazer o dia não vai correr bem ou vais ficar com peso na consciência por teres quebrado a rotina. Sim, acontece-me muitas vezes querer deixar o volume da televisão num número ímpar e ter de voltar atrás para aumentar mais um número porque não me sinto bem comigo mesma ao não fazê-lo pois já foi um hábito que adquiri, uma espécie de vício. Podem achar-me doida, às vezes até eu acho mas, de facto, isto acontece e é completamente irritante.
Mediante a minha teoria sobre as superstições decidi fazer uma lista daquelas que são mais comuns. São elas:

  • Se a tua orelha ficar vermelha e quente de repente é porque alguém está a falar mal de ti;
  • Cruzares-te com um gato preto traz azar;
  • Quem partir um espelho vai ter sete anos de azar;
  • Abrir o guarda-chuva dentro de casa traz problemas familiares;
  • Colocar uma vassoura com o cabo para baixo atrás da porta faz com que as visitas indesejadas se vão embora;
  • O número treze é visto como o número do azar;
Como estas existem muitas outras superstições que se mantêm desde há muitos anos para cá.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)