quarta-feira, 6 de setembro de 2017

# Artigos # Feminilidade

Aprender a viver com TPM


Quando somos pequenas, somos preparadas para sermos mulheres e tudo o que isso implica. E, claro, a menstruação é o tema que nunca falta quando falamos sobre feminilidade.
Crescemos e chegamos à tão aguardada (ou não) fase. “Estás uma mulherzinha” é aquele cliché que todas –ou quase todas- ouvimos. Mas a verdade é que, por mais positivo que seja, não é fácil. A TPM ataca e nem sempre sabemos lidar com ela da melhor forma. Isto porque chegam as cólicas, as dores de tudo e mais alguma coisa, as mudanças de humor e a sensibilidade excessiva. Todos os meses há aquela fase em que nos transformamos completamente, tudo nos irrita ou nos deixa sensível e, em alguns casos, é inevitável pensar “bolas, não quero ter de conviver com isto”. A relação com esta fase da nossa vida nem sempre é fácil, é verdade. Mas a verdade é que, lá no fundo, tudo se trata de uma questão de aprendizagem. Há que aprender a viver com tudo o que o nosso corpo nos dá. E a menstruação vai sempre fazer parte de nós. E ter orgulho em ser mulher é, também, ter orgulho em tudo o que isso implica. Há imensos cuidados que podemos ter para vivermos essa fase da melhor forma possível, métodos que nos deixam mais descontraídas e soluções eficazes. Portanto, não é um bicho de sete cabeças desde que saibamos lidar com o nosso corpo da melhor forma possível.
Penso que a coisa mais importante que podemos fazer para cuidar de nós é ouvir o nosso corpo. E se a menstruação é algo que nos acompanha todos os meses, porque não aprendermos a lidar com ela? É uma aprendizagem contínua em que ouvir o que o nosso corpo nos tenta transmitir é extremamente importante. Se o fizermos vamos, certamente, conviver de forma muito mais saudável com cada característica que a TPM traz aliada a si. E vamos começar a tratar cada sintoma por “tu”.
Uma vez, li uma frase que dizia “namora com alguém que entenda que em dia de TPM és outra pessoa”. Eu prefiro usar essa frase de outra forma: entende que, em dia de TPM, és outra pessoa. Se tu souberes lidar contigo e com todas as tuas emoções vais, certamente, viver muito melhor cada fase que a tua feminilidade te trouxer. E isso só será possível quando te conheceres por completo. A ti e ao teu corpo. 

Publicado em Repórter Sombra.

5 comentários:

  1. Nos primeiros tempos, tive algumas dores, mas com o tempo isso foi passando. Claro que sinto que é uma altura em que estou mais sensível, contudo, não sinto grandes alterações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é ótimo! Eu sofro bastante no primeiro dia, mas depois não sinto grandes diferenças :)

      Eliminar
  2. Eu confesso que às vezes ainda nem eu própria consigo lidar comigo, fico insuportável!

    Convido-te a conhecer o meu canal; se conheces, saiu vídeo novo (GRAVAÇÕES NO AQUASHOW) e podes assistir aqui: https://youtu.be/wym7zUuHbKg

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)