terça-feira, 19 de janeiro de 2016

# Ciências # Ódio

Porque odiamos?

Desde que começamos a crescer somos alertados pelos nossos pais para a palavra “ódio”. Dizem-nos que é algo muito mau, que nos prejudica enquanto seres humanos e que não devemos deixar que nos domine. Mas o que é, na realidade, o ódio? Porque é que odiamos?
A verdade é que nem sempre nos referimos corretamente ao ódio. Nós dizemos “odeio esta comida” ou “odeio ir para a escola” quando simplesmente deveríamos dizer “não gosto”. Mas fazemo-lo porque sempre nos foi incutido que o ódio é o pior sentimento que existe e nós usamo-lo sempre que queremos descrever algo pelo qual não nutrimos qualquer tipo de sentimento bom. Talvez esse seja um dos motivos para odiarmos: o facto de não provocar em nós qualquer sentimento positivo. Assim sendo, é mais fácil odiar peixe, legumes, sopa, estudar e correr se estes não nos provocam qualquer tipo de bem-estar. É por isto que odiamos tanta coisa ao longo da nossa vida.
Desta forma, em certas alturas da nossa vida, damos por nós a dizer que odiamos aqueles que um dia foram nossos amigos. Talvez isto aconteça porque essas pessoas que um dia nos fizeram feliz já não estão mais ali. Desiludiram-nos e a dor dentro de nós é tanta que o simples facto de odiar nos alivia um bocadinho por dentro. Penso que é esse o grande escape de cada um de nós. Sobrepor um sentimento mau a um bom para nos protegermos e evitarmos que o sofrimento se prolongue. Afinal, se continuarmos a amar alguém que nos fez mal vamos continuar a chorar noites a fio mas se, em contrapartida, nos deixarmos dominar pelo ódio, vamos acabar por conseguir reunir forças para ultrapassar todas as fases más e para mostrar ao mundo que somos capazes.

Assim sendo, se o ódio é um sentimento bom? Não. Se eu acho que nos ajuda? Não. Mas a verdade é que ele existe e, na minha opinião, ele não é mais do que um meio de refúgio. Nós amamos inconscientemente, não o conseguimos controlar. Mas eu acredito que consigamos controlar o ódio e todos os sentimentos menos bons que se colam ao nosso íntimo. Basta querer ultrapassar barreiras com sorrisos ao invés de armas.


Texto escrito para o Repórter Sombra. Disponível aqui.


9 comentários:

  1. Verdade vu? Eu sempre me pergunto porque que as pessoas odeiam tanto...
    Isso faz tanto mal para o próprio ser humano.
    Tem coisas que não gostamos e em vez de conhecermos para depois tirarmos nossas próprias conclusões.
    Eu, graças a Deus não deixo o ódio entrar dentro de mim, pois sei que odiar não faz bem para nós, pelo contrário, nos destrói.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! Acho que não há nada mais destrutivo no mundo do que o ódio. Quem odeia está a destruir-se aos poucos.
      Beijinho <3

      Eliminar
  2. Opah, tão fofinha :') Ela manda-te um beijinho :*
    Se fizeres depois mostra o resultado :D

    Sou de acordo com tudo o que disseste. Nos dias de hoje não há razão para tanto ódio. A vida é demasiado curta para guardarmos mágoas e ressentimentos!

    NEW REVIEW POST | Sustent’Habil: Sustainable Cosmetics
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  3. Excelente texto para refletir!

    Beijinhos ♥
    http://lovingmypinkbubble.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Odiar não é nada bom, trás coisas ruins para nós beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Explicaste verdadeiramente o verdadeiro significado das palavras. Primeiro devemos sempre como por exemplo experimentar um comida e então depois sim ter argumentos para dizermos que não gostávamos e vice versa.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)