sábado, 14 de novembro de 2015

# Entrevistas # Factor X

Ivo Soares: «O público é o foco principal do artista.»

Ivo Soares é um jovem de 20 anos cujo talento para a música lhe está nas veias desde que se lembra de existir. A verdade é que, desde que entrou no mundo da música, Ivo nunca mais parou. Primeiro, decidiu aventurar-se no programa Portugal Tem Talento na SIC e, mais tarde, participou no programa Factor X, exibido no mesmo canal televisivo.

Nesta entrevista, Ivo vai falar-nos não só da sua experiência em programas televisivos, mas também do seu gosto pela música assim como das suas aspirações futuras.


Quando é que descobriste que tinhas talento para a música?
Eu desde sempre estive ligado à música pois os meus pais também são músicos e artistas. Mas, foi por volta dos 9 anos, que comecei a ir aos bares de karaoke e a ficar fascinado com a arte de cantar e de estar em palco.

O facto de os teus pais estarem ligados ao mundo das artes influenciou de alguma forma esse teu gosto?
Tendo ouvido música desde bebé, acho que já cresci com um grande ouvido para a música. Eles sempre me ofereceram disponibilidade e oportunidades para estudar música e sempre me apoiaram no meu percurso musical.

Em 2010 participaste no programa da SIC Portugal Tem Talento. O que é que a tua passagem pelo concurso televisivo mudou na tua vida enquanto artista?
Mudou tudo. Eu já cantava antes mas era um miúdo muito tímido, não me conseguia soltar muito em palco pois achava que as pessoas nunca fossem gostar do que faço. Quando fui ao Portugal Tem Talento e percebi o carinho e o apoio que o público português me dá, isso transformou a minha vida por completo, foi daí que percebi que quero mesmo seguir música para o resto da minha vida.

Mantiveste o mesmo estilo musical após o término do concurso?
Não, definitivamente. Ultimamente tenho andado em Chill out music, alternativo, muito RnB, e os meus próximos singles vão reflectir esta minha mudança. Tenho 20, já tenho barba, muita coisa mudou desde 2010 no Portugal Tem Talento.

Mais tarde concorreste também ao programa Factor X. Qual a razão de teres decidido voltar a um concurso televisivo?
Sempre fui um grande fã do formato do Factor X americano e britânico e quis tirar a minha sorte em mais um programa televisivo 'Porque não?' era a minha atitude. O apoio do público nesse programa foi fantástico. 

Após alguns anos continuas aqui a lutar pelo teu sonho. O que tem mudado ao longo do tempo no teu percurso?
Já luto há algum tempo mas, ultimamente, cada vez menos me preocupo com visualizações, com vendas, com números e 'fama'. Preocupo-me agora a 100% a ser honesto comigo mesmo musicalmente, a fazer a música que eu gosto, as coisas artísticas que eu gosto, e a não satisfazer ninguém. Estou finalmente a criar a minha identidade musical.


Tens, certamente, recebido bastante feedback por parte das pessoas. De que forma o carinho dos teus fãs te molda enquanto artista?
Molda tudo porque é dessa forma que eu percebo o que é que os meus fãs gostam mais de ouvir de mim. E se não fossem eles, para quem eu iria tocar e cantar? O público é o foco principal do artista.

“As músicas de Ivo Soares são o espelho da sua alma”. A música soa melhor quando sai de dentro da alma?
A música quando sai da alma, sente-se. É quando uma pessoa está a ouvir alguma coisa que foi escrita com alma que chora, que se arrepia, que dança. Música fabricada não cria esse tipo de efeitos nas pessoas porque não foi criada com a energia certa e autêntica.


Para finalizar, o que podemos esperar de ti daqui para a frente?
O que podem esperar de mim são músicas com alma, é cantar com alma, autenticidade, originalidade, criatividade, e uma dedicação ao público que vai durar para sempre. Obrigado.




Terminada esta entrevista resta-me agradecer ao Ivo por toda a sua disponibilidade e, acima de tudo, por ter aceite responder às minhas questões.
Caso queiram acompanhar mais de perto o seu trabalho podem encontrá-lo nos seguintes locais:



10 comentários:

  1. É super talentoso! Mais uma entrevista fantástica *.*

    r: Somos duas*

    ResponderEliminar
  2. Que excelente ideia entrevistares o Ivo Soares, super interessante este post! :) Vi-o no factor X e é super interessante ficar a saber um pouco mais do que pretende fazer no seu futuro.
    Beijinhos
    Segui-te<3

    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, foi um dos motivos para o ter escolhido, sem dúvida :)
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Fico feliz que ele pense no público. Conheço muitos artistas que lutam para serem reconhecidos, porém quando atingem a fama desprezam seus fãs.
    Bom fds.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderEliminar
  4. Vamos admitir: Não vimos o programa e não conhecíamos esta pessoa que nos causou um foco de interesse nesta entrevista. Sempre sabia a escolher quem entrevistas. Continua assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada mesmo! O meu objetivo é mesmo esse!
      Beijinho grande :)

      Eliminar
  5. Confesso que não conhecia
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Convido-te a participar Giveaway
    Novo Giveaway

    ResponderEliminar
  6. Ia mesmooo :o As fotos certamente que iam ficar fabulosas :3 Tenho de lá ir um dia!!! Ahahah :D

    Ohn , és como eu então :P Se bem que sou um pouco esquisito nesse aspeto. Não gosto de qualquer acessório e prefiro ser eu a escolher :P

    Adoro o teu blog porque me faz conhecer pessoas que não conhecia de parte algumas mas que, de certo modo, nos fazem ver as coisas de uma outra perspetiva!!! :o

    NEW DECOR POST | Classic Bathroom
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)