quarta-feira, 25 de novembro de 2015

# Economia # Empresas

«As gerações e os métodos para o sucesso»

O meu próximo artigo para o Repórter Sombra sai já amanhã! No entanto, quero mostrá-lo aqui no blog, em primeira mão, para que sejam os primeiros a lê-lo. 
O tema desta semana prende-se com o facto de haver diferenças no trabalho derivadas da idade de cada trabalhador. A questão que se coloca é: haverá uma idade para o sucesso?

«Há empresas que optam por ter só jovens a trabalhar enquanto que outras preferem pessoas mais velhas, mas qual será a melhor opção? Aliás, haverá uma só opção? Talvez a resposta passe por unir ambos.
Um facto é que, por vezes, gera-se um conflito de gerações no ambiente de trabalho exatamente por esta distinção entre funcionários jovens e funcionários séniores. Este problema seria facilmente resolvido se todos se preocupassem em unir as suas diferenças e alcançar o sucesso através delas. O sucesso vem do inesperado. Algo que sempre teve sucesso não vai ter a mesma importância que algo que surgiu inesperadamente e de forma bastante positiva. Assim, se as diferenças entre júniores e séniores se unissem, haveria muito mais força para alcançar o sucesso exatamente porque é o diferente que cativa e produz mais resultados.
A dinâmica atual dos negócios reúne diferentes gerações, mas, para que elas funcionem em conjunto, é necessário tirar o máximo proveito das qualidades de cada uma. Porque não ouvir a sabedoria dos mais velhos e as ideias dos mais jovens? Os mais velhos têm a experiência, a sabedoria, a vivência da vida e os mais jovens têm as ideias, a modernidade, o atual, a energia.. Tudo isto unido não daria mais resultado? Certamente que sim. A melhor forma de lidar com os conflitos no trabalho é saber entender as diferenças, sendo que, para isso, é necessário que jovens e séniores se vão conhecendo e estabelecendo relações laborais. O Coaching é uma exelente ajuda para esta harmonia, porque os incentiva a trabalhar em equipa e a produzirem resultados conjuntos para determinada empresa.
Certamente é isso o mais importante: o convívio, as relações desenvolvidas no trabalho e a capacidade de trabalho em equipa. Uma equipa bem preparada alcança mais facilmente o sucesso do que uma equipa em que as quebras se sobrepõem às uniões. A união entre estas duas gerações é o ideal, porque acaba por permitir um prolongamento do passado para o presente aliando a experiência dos séniores às ideias e inovações dos mais jovens.»
Amanhã o artigo vai estar disponível no site para que o possam reler e partilhar!
Qual a vossa opinião sobre o tema internautas?

3 comentários:

  1. Infelizmente só privilegiam quem é novo. As pessoas mais velhas e experientes são esquecidas no mercado de trabalho
    Boa quinta
    Big Beijos
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ideal seria uma união entre as diferentes faixas etárias :)
      Beijinho, bom fim-de-semana!

      Eliminar
  2. Sabes bem que não tens de agradecer :D

    Ahahah sério?! Então nada melhor que um casaquinho daqueles para colmatar o terrível inverno português :P

    Concordo contigo. Se houvesse um maior apoio entre faixas etários ambos podiam ajudar-se mutuamente e não tornarem o paí tão egoista neste aspeto!

    NEW Personal POST | (I Have) Anorexia Nervosa
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)