quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

# Artigos # felicidade

O que significa mudar?

O que é mudar? Não sei. Talvez não exista uma definição exata para o que é, realmente, mudar. Mas um dos maiores factos da vida é que, por vezes, a mudança é necessária e uma constante.
A verdade é que a vida é uma mudança constante. E eu acredito cegamente que mudar é preciso, afinal, não se vive para sempre. E se não mudarmos não estaremos a ser apenas cómodos? Se não optamos pela mudança em determinadas alturas da nossa vida é porque algo está mal. Assim como o café esfria, o tempo se altera e as temperaturas oscilam, também a vida muda. É uma caraterística quase inata. Mudança e vida andariam de mãos dadas se fossem duas pessoas. Isto porque, a meu ver, não vivem uma sem a outra. Daí, na maior parte das vezes, sermos obrigados a mudar. Nem sempre por vontade própria, mas porque a vida não nos dá outra opção. Talvez porque ela se encarregue de nos dar os maiores ensinamentos, sendo que o maior deles todos é sairmos da nossa área de conforto. O comodismo mata-nos. Acomodamo-nos tanto a algo ou alguém que ficamos com medo de mudar e preferimos deixar tudo como está, mesmo que tudo esteja errado. E é aí que entra a vida. Ela força-nos a abandonar o correto, o fácil e o cómodo. Ela coloca-nos entraves e situações que nos obrigam a mudar.
Umas boas e outras más, as mudanças fazem parte de nós e ajudam-nos a ser o que somos. Se me perguntassem “porque mudamos?” creio que a minha resposta seria sempre a mesma “porque a vida nos obriga a isso”. Não no verdadeiro sentido da palavra, mas no sentido em que se quisermos ser realmente felizes vamos ter de nos forçar a mudar muitas vezes. A mudar de país para alcançar aquele sonho que aqui não se realiza. A mudar de cidade para viver com aquela pessoa que tanto amamos. A mudar hábitos em função das contrariedades que diferentes situações nos impõem. Mudar. Mudar. E mudar. Não é à toa que mudamos constantemente de roupa, de sapatos ou de objetos. Nós mudamos o vestuário porque não gostamos de estar sempre vestidos da mesma forma. Não será que isso acontece porque a mesma coisa repetidamente começa a cansar? Isso ocorre em todas as situações da vida. O monótono cansa. O repetido enjoa e a novidade traz um brilho diferente. E a novidade está na mudança. Daí a mudança ser tão importante nas nossas vidas.

Posto isto, não posso negar que a mudança é algo positivo mesmo que às vezes seja algo difícil de encarar. É tão mais fácil mantermo-nos cómodos, continuar na monotonia da vida e na nossa zona de conforto. É ótimo porque não dá trabalho nenhum, afinal, é aquilo a que estamos habituados. Mas, se pensarmos bem, percebemos que a monotonia estraga a nossa felicidade. Felicidade essa que só a novidade pode trazer de volta. O que é novo dá-nos novas experiências. E com as novas experiências vêm sorrisos novos e, consequentemente, novos motivos para viver a cada dia que passa.



Publicado em Repórter Sombra.

4 comentários:

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)