segunda-feira, 11 de julho de 2016

# Atualidade # Euro2016

Parabéns Portugal!

Não sou adepta da Seleção Portuguesa há uns bons anos e, por esse motivo, não vou estar aqui com falsidades porque se há coisa que detesto são pessoas que celebram só porque "foi campeão".
Portugal está de parabéns, é verdade. E apesar de não ser uma apoiante assídua da Seleção, não posso deixar de a parabenizar. Faço parte da população que acha que Portugal não teve o melhor percurso até à final, é verdade. Mas também defendo que o que importa é chegar lá. Julguem-me mas se um dia deixei de apoiar a seleção com sorrisos, lágrimas e gritos foi porque deixei de ver a chama que merecia ser vista. E até hoje ainda não a encontrei. Não me identifico com o espírito e não sinto o amor que devia existir por parte dos jogadores. Jogar por Portugal devia transcender tudo, ultrapassar os limites do amor futebolístico e, perdoem-me, mas não vejo isso. Consigo vê-lo em três, quatro jogadores, no máximo. Nos restantes, vejo a vontade de ganhar. Não pelo país mas porque é ganhar. Como se fosse ganhar pelo Benfica, pelo Porto, pelo Sporting ou pelo Manchester. Foi e é este o principal motivo de não ser uma adepta da Seleção. Acredito que haja quem veja esse amor e quem sinta que esse amor lhe é transmitido. Mas a mim não é e não seria incorreta se vibrasse por algo que não me transmite chama. Nunca o fiz e não é agora que o vou começar a fazer. Porque não se trata de um simples clube de futebol. Trata-se de uma nação. E é essa nação que me transmite o amor e não a Seleção. Não preciso que Portugal seja sagrado campeão para o amar ou para sentir que somos um país fantástico, porque o somos. O SLB, o FCP e o SCP são clubes que dividem os portugueses porque cada um ama o seu clube e vive-o à sua maneira. Mas Portugal une-nos! Enquanto que os clubes portugueses, muitas vezes, nos dividem porque não sabemos admitir as derrotas ou porque gostamos dessa rivalidade, Portugal faz o oposto. Portugal une benfiquistas, sportinguistas e portistas. Portugal une amigos e inimigos. Portugal somos nós! E quando Portugal joga, todos somos um só. Todos nos esquecemos das nossas divergências e lutamos por um bem comum: o país onde nascemos, crescemos e onde queremos morrer. E quando não sinto que as pessoas que representam essa união dão tudo, então eu prefiro não gritar, não chorar, nem sorrir. Prefiro manter-me na minha mesmo que reze para que estes consigam levar-nos à vitória. Durante todo este tempo, decidi não me manifestar relativamente à Seleção Nacional. Vi os jogos mas agi como se não tivesse visto, Celebrei para dentro cada vitória. Não porque não quisesse mostrar a minha felicidade mas porque nenhuma delas me fez vibrar. Todas me transmitiram uma "meia felicidade", a felicidade de termos vencido, só. 
Muitos são os que criticam o Cristiano porque na Seleção não joga nem metade do que joga lá fora. Concordo. Sinceramente, nunca gostei do Cristiano enquanto jogador em Portugal. Na minha opinião, deixa muito a desejar. Mas vejam, o Cristiano é dos poucos jogadores portugueses que joga com amor. Pode não ser o melhor jogador em campo, pode não dar nem metade do que devia dar, mas entrega-se de corpo e alma, com amor e devoção. O Quaresma? Igual. E isso é ser português. É querer vencer pelo país e não para ganhar "o caneco". Isso é só um prémio de consolação porque o verdadeiro prémio está no percurso que foi sendo feito e no amor depositado em cada jogo. E, infelizmente, ao longo destes anos, foram poucos os jogos em que vi isso ser feito. Neste último? Talvez. Afinal, era o tudo ou nada. Mas e os restantes? A mim, pessoalmente, não me transmitiram nada. Serviram para ver quais os jogadores que realmente merecem o seu mérito, que merecem tudo de nós e que merecem festejar esta vitória. Quaresma, Renato, Rui Patrício, Pepe e, apesar de tudo, o Ronaldo. O Ronaldo que sempre amou o seu país mesmo que muita gente ache o contrário. 
Muita gente não compreende esta minha visão em relação à Seleção mas sempre fui fiel aos meus princípios e sempre vou ser. Nunca disse "Portugal, que vergonha" após um jogo mau e "Campeões" quando assim fomos sagrados. Sou portuguesa desde o primeiro dia do ano até ao último e o ambiente de "Amo-te Portugal" somente quando a Seleção ganha irrita-me um bocado. Orgulha-me a Seleção? Sim. Orgulha-me o hino? MUITO! Mas as prestações não me orgulham assim tanto. Eu amo o meu país e para isso não tenho de amar todos os jogadores da minha Seleção. Tenho de amar aqueles que se entregam de corpo e alma, sim. Mas aos restantes não devo nada. Se não representarem Portugal com o orgulho que ele merece, então não lhes devo devoção nenhuma. Tenho a certeza que um dia destes ainda vou voltar a ser aquela adepta que chorava e se atirava para o chão ao ver os jogos mas, por enquanto, limito-me a apreciá-los e a parabenizar os jogadores pelas suas vitórias. Mas tenho a certeza que quando esse dia chegar, irei vivê-lo por todos estes anos em que só "gostei" e não vibrei. 
Isto para dizer que Portugal mereceu ganhar, não pela sua eficácia porque, na minha opinião, houve equipas melhores em competição, mas porque quem ganha é quem marca! E Portugal marcou. E, nesse aspeto, não me agrada ver comentários de pessoas que a consideram uma vitória "injusta". Como disse o Ronaldo e muito bem "a bem ou a mal, o que interessa é chegar lá". Desde que não se use jogo sujo, é claro. E nisso afirmo piamente que Portugal não faz jogo sujo. E se sei apontar os defeitos, também consigo atribuir qualidades. Posso não gostar da falta de paixão mas gosto do jogo limpo que vejo. E, nesse sentido, Portugal está de parabéns! E não é por não ser uma "vibrante" da Seleção que deixo de estar de parabéns. Até porque, para mim, não são os 11 milhões que apoiaram Portugal no Euro2016 que estão de parabéns. São os 2 ou 3 milhões que amam, apoiam e lutam por Portugal todos os dias. E nisso, meus amigos, vocês estão de parabéns! Quem ama Portugal incondicionalmente e desde que acorda até ir dormir, merece esta vitória. Quem luta todos os dias pelo bem do seu país, merece esta vitória. Os jogadores que jogam por amor à sua camisola, merecem esta vitória! A esses, os meus parabéns! Aos que só amam Portugal hoje e daqui a uma semana se esquecem de o fazer, celebrem com a consciência de que esta vitória é daqueles que a merecem todos os dias. 
Parabéns, Portugal! Parabéns, Portugueses! 
Parabéns, Renato! Parabéns, Quaresma! Ah... e Parabéns, Éder! ;)


5 comentários:

  1. Acho que já merecíamos a muito

    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Eu sou daquelas pessoas que vêem todos os jogos da seleção, não sou treinadora de bancada até porque não tenho competência para tal e por isso deixo esse trabalho para o verdadeiro treinador. Confesso que embora tivesse a esperança, nunca pensei que chegássemos tão longe e adorei a vitória final. Se não começamos com o pé direito, terminamos com os dois pés direitos e o que interessa é o final. Orgulho-me do percurso que fizeram, do jogo limpo e da garra que senti ontem, que mesmo sem o capitão, todos se uniram pelo mesmo, orgulhar as cores da bandeira. Tive imensa pena pelo não fair-play francês mas como em tudo, enquanto uns choram, outros festejam e ainda bem que desta vez fomos nós os abençoados. Foi um dia glorioso para o nosso país, desde as medalhas conseguidas no atletismo até à taça no futebol, parabéns a todos nós :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  3. Independentemente da prestação, ganhamos. Pode ter sido injusto, mas ganhamos, por isso alguma coisa fizemos bem. Estive sempre céptica, desde o início. E ontem nem tava a acreditar. Mas aconteceu e estou orgulhosa na mesma ;)
    Beijinho

    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Sinto que a prestação foi um crescendo, assim como a vontade. É um orgulho imenso vê-los Campeões da Europa. E, naturalmente, saber que o Quaresma fez parte desse percurso.

    r: Está mesmo!

    ResponderEliminar
  5. Obrigado meu bem :D Exato, felizmente tudo isso está a mudar. Já não era sem tempo :D

    ainda estou tããão orgulhoso que me custa a acreditar :D

    NEW FASHION POST | What to Wear on Summer Dates.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)