sábado, 30 de julho de 2016

# Entrevistas # Ídolos

Mário Pedrosa: «Adoro ouvir os aplausos, entram no meu organismo como de oxigénio se tratasse.»

Mário Pedrosa é um jovem apaixonado pelo mundo da música. Começou por cantar em bares e em diversas cidades mas, em 2012, decidiu arriscar-se no mundo televisivo. O programa “Ídolos” foi o seu primeiro teste. E, apesar de não ter chegado às galas em direto, conseguiu surpreender os jurados com a sua voz.
Em 2014, decidiu voltar aos ecrãs no programa “The Voice”, na RTP1, onde, com a ajuda do seu mentor Mickael Carreira, ganhou mais experiência e aprendizagens. Mas é em 2015 que a sua vida muda para melhor. O seu regresso ao programa “Ídolos”, na SIC, garantiu-lhe um lugar nas galas em direto. Mário ficou em 8º lugar do programa e conquistou o público com a sua voz e talento.
Nesta entrevista, Mário fala-nos da sua experiência no mundo da música e promete-nos muitas surpresas relativamente ao futuro.



Como surgiu o teu gosto pela área da música?
Tudo começou nos meus 13/14 anos, quando um primo meu me apresentou um curioso instrumento com o nome de Guitarra. Ele já o conhecia há algum tempo e ensinou-me os primeiros acordes. Fiquei fascinado e logo o bichinho da música começou a crescer dentro de mim. Mais tarde, os meus pais surpreenderam-me oferecendo-me uma guitarra. Prontamente me dediquei ao instrumento, aprendendo através da Internet alguns acordes, algumas das minhas músicas favoritas, até que senti que faltava alguma coisa: cantar!

E quando é que começaste a cantar mais a sério?
Após uns meses, senti que a guitarra me sabia a pouco! Então comecei a cantar para acompanhar a guitarra. Foi aí que me apercebi que dava "uns toques" a cantar. Mais tarde, os meus pais, os meus amigos, aperceberam-se que eu cantava bem, e aceitando de bom agrado as opiniões, comecei a dar mais atenção à minha voz e ao meu canto.

Cantares em bares e em diversas cidades permitiu-te ir conquistando o público aos poucos. Como te sentiste quando começaste a ver o público a reagir à tua voz?
Quando comecei a dar os meus primeiros concertos ficava com algum receio, nervosismo, horas antes de entrar em palco. Acho que é um sentimento mútuo em todos os cantores, quer seja no inicio da carreira, como no último concerto das suas vidas. Mas apesar de toda essa mistura de sentimentos, conseguia aguentar-me firme, e logo após a primeira música, deixava o nervosismo de lado e a resposta do público era incrível! Nestes 6/7 anos de carreira, passei a ser adorado em várias cidades, sendo convidado várias vezes por ano a ir lá atuar. Adoro ouvir os aplausos, entram no meu organismo como de oxigénio se tratasse.

“Que experiência!” foi a forma como descreveste a tua primeira experiência no “Ídolos”. O que aprendeste nessa tua breve estadia no programa?
O “Ídolos”, em 2012, foi o meu primeiro teste. Após treino intensivo durante uns meses, e após os meus primeiros 3/4 concertos, decidi arriscar e saber a opinião de pessoas mais experientes e profissionais. Correu muito bem, tendo em conta a falta de experiência que tinha e sendo eu um jovem com apenas 17 anos! Passei a primeira fase com 3 respostas positivas por parte de Pedro Abrunhosa, Tony Carreira e Bárbara Guimarães. As opiniões dos jurados deram-me muita força de vontade de aprender mais e mais confiança para as próximas fases. Chegando à fase do teatro, (os três dias infernais) passei o primeiro e o segundo dia, sendo eliminado no 3º, por falta de energia, e de voz também. Não estava habituado a cantar 3 dias seguidos e não aguentei... Mas foi uma experiência fantástica, aprendi a cantar em grupo, tive algumas aulas de canto e sinto que evolui imenso.



Em 2014 participaste no “The Voice”. O que guardas dessa experiência?
A experiência no The Voice, apesar de curta, foi recheada de conhecimento, experiência e aprendizagem. Conheci grandes influências da música portuguesa como a Marisa Liz, Mickael Carreira, Rui Reininho e Anselmo Ralph. Aprendi muito com eles, principalmente com o Mick que, no programa, era o meu mentor. Tínhamos também alguns professores de voz que nos ajudavam nos ensaios, e até momentos antes de entrarmos em palco.

Em 2015 regressas aos ecrãs e conquistas toda a gente. Que expectativas levavas quando foste ao casting do “Ídolos"?
Em 2015, quando participei no Ídolos pela segunda vez, tinha como objetivo chegar até à primeira gala! Foi a minha melhor prestação comparada aos programas anteriores, devido a uma maior experiência e maturidade da minha parte. Atingi e superei o meu objetivo, ficando em 8º lugar, dentro de 12 mil participantes.

Infelizmente foste eliminado na quarta gala do programa. O que achas que ditou a tua saída?
Para além da falta de votos (que é o motivo mais óbvio), acho que devia ter alterado a escolha da música, alargar os meus horizontes e escolher outro estilo musical. Mas mesmo assim, penso que dei o meu melhor, todas as semanas, e orgulho-me disso.
O que mudou na tua vida pessoal e profissional após o programa?
Após este programa, a minha vida mudou muito a nível profissional. Mais concertos, mais entrevistas e novos projetos. A minha massa de fãs e seguidores cresceu imenso e o apoio que eles me dão é incrível. Dão-me muita força para seguir o meu sonho de ser artista profissional.

E no que diz respeito ao futuro, podemos esperar novidades? Onde te podemos encontrar?
Sim, apesar de não me ser possível abrir muito mais sobre o assunto, vão sair novidades, e das boas! Enquanto não saem, podem encontrar-me no YouTube, onde lanço vídeos com covers e e uma música original que lancei no Natal, com uma grande amiga, Claúdia Pascoal! Pesquisem Mário Pedrosa no YouTube, certamente aparecerá! Podem também encontrar-me no facebook (www.facebook.com/mariopedrosaoficial) e no instragram (mariopedrosa.oficial).



Terminada esta entrevista resta-me agradecer ao Mário por toda a sua disponibilidade e, acima de tudo, por ter aceite responder às minhas questões.






3 comentários:

  1. Adoro a voz dele! Além de ser um jovem carregado de talento, parece-me bastante humilde, o que ajuda imenso :)

    r: Muito, muito obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me perfeitamente! Gostei muito, que bom poder saber mais :)
    ________________________________________________________________________

    Visita a minha pág e deixa uma força (☝ gosto/seguir) é só clicar AQUI ~ Ando a lutar muito para conquistar o meu lugarzinho ihih.
    Quanto ao Blog, Mafalda Cunha AQUI

    ResponderEliminar
  3. Lembro perfeitamente da participação dele
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)