quarta-feira, 30 de março de 2016

# Adriano Luz # ARTE

ARTE no TAGV

Ontem à noite, a minha querida afilhada fez-me um convite: irmos ver uma peça de teatro ao Teatro Académico Gil Vicente (TAGV).
Conhecendo ela tão bem os meus gostos e, sabendo eu que os protagonistas das peças seriam três dos meus atores portugueses favoritos, aceitei de imediato e posso garantir-vos que não me arrependi nem por um segundo. Arte é, provavelmente, das melhores peças que já vi!


Arte é uma peça escrita por Yasmina Reza que, 18 anos depois, regressa aos palcos. A tradução é de António Feio e a encenação de Adriano Luz e Carla Sá. No final dos anos 90, os papéis agora assumidos por João Lagarto, Adriano Luz e Vítor Norte, pertenceram a António Feio, José Pedro Gomes e Miguel Guilherme. 
Depois de ter estreado em Lisboa, são 15 as localidades que vão receber esta peça. Em Coimbra recebemo-la ontem à noite e não podia ter sido melhor. O texto de Yasmina Reza é, sem dúvida, muito atual. É incrível o que um simples quadro branco e três amigos podem dizer-nos em tão pouco tempo. Uma história sobre a amizade e os limites que não devemos ultrapassar se a queremos preservar.
Amante como sou de teatro, e sendo um dos meus sonhos fazer do teatro a minha vida, não consegui conter a emoção no final da peça. A lição que lhe está subjacente é mesmo muito forte e isso aliado ao toque emotivo e ao mesmo tempo de comédia é ainda mais interessante. 
Por outro lado, não posso deixar de expressar o enorme orgulho que senti ao ver aqueles três atores em cena. Se há dúvida de que em Portugal há bons atores, essa dúvida desaparece rapidamente quando ouvimos estes três nomes. Um desempenho incrível! Dos melhores atores que temos em Portugal, se não os melhores! Desde que me lembro, sou uma enorme fã do João Lagarto (motivo pelo qual quis ver a peça mal ouvi o seu nome) e fiquei extremamente feliz por poder partilhar uma hora e vinte de teatro com ele. Mesmo que com uma certa distância. Foi emocionante e uma experiência daquelas que não me importava de repetir dez ou trinta vezes.
Assim sendo, aconselho que todos vocês vejam esta peça porque não se vão mesmo arrepender. Melhor do que ficar em casa a olhar para uma televisão ou para um computador é enriquecermos mais um bocadinho a nossa cultura, rirmos à gargalhada e pensarmos sob outras perspetivas! Por isso, vão e divirtam-se! 

5 comentários:

  1. Parece ter sido uma peça bastante interessante e divertida!

    Beijinhos ♥
    http://lovingmypinkbubble.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Vivo longe de teatros. E talvez por isso acabo por me render mais ao cinema.
    Mas depois de te ler fiquei com vontade de ver esta peça.

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)