sábado, 24 de junho de 2017

# Artigos # Obesidade

Lutar contra a obesidade


A obesidade é uma condição médica na qual se verifica acumulação de tecido adiposo em excesso. Desta forma, a obesidade aumenta a probabilidade da ocorrência de várias doenças.
A verdade é que a obesidade é a doença dos tempos modernos. Há cada vez mais jovens obesos. São muitas as suas causas, como por exemplo, os maus hábitos alimentares, o sedentarismo e disfunções endócrinas. A questão que se coloca prende-se com “como acabar com a obesidade numa sociedade onde esta doença é cada vez mais presente?”. A resposta é tudo menos simples. É bastante difícil acabar com uma doença tão comum e que afeta tanta gente. No entanto, como ponto de partida, seria importante reduzir o número de pessoas obesas. Para tal, acho importante consciencializar as pessoas para a extrema importância de praticar exercício físico e de fazer uma alimentação equilibrada. As refeições pouco variadas, um estilo de vida sedentário e o excesso de alimentos ricos em gordura e açúcares só aumentam o risco de pessoas obesas. Sendo assim, um excelente ponto de partida para reduzir o número de vítimas desta doença é promover um estilo de vida saudável longe de gorduras, açúcares e refrigerantes.
Por outro lado, penso que o fator mais importante para amenizar esta doença é mostrar às pessoas que o fundamental é conhecerem o seu próprio corpo. Todos temos organismos diferentes, logo, o nosso corpo reage de forma diferente a determinada situação. Se desde cedo nos habituarmos a lidar com o nosso corpo e a perceber de que é que ele, de facto, precisa, é meio caminho andado para vivermos de forma mais saudável. O essencial é entendermos o nosso corpo e saber contrariá-lo quando ele nos pede algo que nós sabemos que nos vai prejudicar.
Posto isto, penso que a obesidade é uma doença que não vai ver um fim, pelo menos por agora. No entanto, é possível reduzir a quantidade de pessoas obesas. Mas sempre com a consciência de que apesar de ser um trabalho coletivo, cabe a cada um de nós cuidar do nosso corpo e aprender a lidar com ele. Afinal, ninguém conhece melhor o nosso organismo do que nós mesmos, não é?


Publicado em Repórter Sombra.

12 comentários:

  1. Realmente este é um problema que cada vez mais afeta a sociedade e chega a haver casos mesmo difíceis. No entanto o primeiro passo tem de ser sempre da pessoa, daí surge o recomeço :D
    Beijinhoooos!


    maumaria00.blogspot.com


    Inscreve-te no meu canal, vem conhecer e dar uma força (clica)

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, cada vez mais este problema afeta a nossa sociedade. Cada vez mais vejo pessoas obesar e isso entristece-me bastante!

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  3. Gostei imenso de ler as tuas palavras sobre o assunto minha querida, realmente é cada vez um problema mais recorrente..
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  4. Não é fácil lutar contra o peso...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. É um problema que temos que ser capazes de combater. Pela nossa saúde!

    r: Muito, muito obrigada *.*

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)