quinta-feira, 8 de junho de 2017

# Atualidade # Cultura

A Cultura e os Jovens

Sou apaixonada por tudo o que é Cultura desde pequena. A Cultura é das coisas mais bonitas que existem no mundo. No entanto, tenho-me apercebido de que cada vez há menos jovens a apreciá-la.
A verdade é que a geração mais jovem vai cada vez menos ao teatro ou a museus. Isto porque os filmes substituíram o teatro e é cada vez mais fácil aceder a tudo através da internet e das redes sociais. E isto faz com que os jovens não se esforcem para apreciar a Arte. É muito mais cómodo ficar em casa a ver um filme ou em frente a um computador do que ir a um museu. É muito mais fácil estar deitado no sofá a ver séries do que gastar dinheiro para ir assistir uma peça de teatro. Na verdade, penso que isto só acontece porque a maior parte dos jovens já não sabe apreciar uma boa peça de teatro, porque nem sequer perde tempo a tentar encontrar a beleza disso. As tecnologias, a internet e todas as rede sociais que emergiram nos últimos tempos roubam-lhes toda a atenção. E fazem-no ao ponto de eles não verem fora da caixa. Deste ponto de vista, como vamos levar os mais jovens a teatros ou a museus?
A resposta não é assim tão simples. Mas o importante é não desistir. É importante trazer a Cultura e a Arte de volta ao dia a dia da juventude. Penso que as instituições poderiam começar por apelar à geração mais adulta para que estes tomassem a iniciativa de levar os seus filhos ao teatro mais frequentemente. E, quem sabe, entrar em contacto com escolas e apelar a visitas de estudo em contexto de aulas para o público juvenil se “habituar” a visitar esses sítios.

Penso que o ponto de partida para levar a geração mais jovem a teatros ou a museus por vontade própria é apelar, em primeiro lugar, à geração mais adulta. A forma como ensinamos a geração posterior à nossa a lidar com a vida e com o ambiente que a rodeia é a coisa mais importante. E uma geração que incentive a visitar lugares históricos e culturais pode cultivar o gosto de continuar a visitar esses mesmo locais por parte da geração seguinte.




Publicado em Repórter Sombra.




6 comentários:

  1. Adoro ir a museus, sempre que tenho essa oportunidade não desperdiço. E gostava de ir muito mais ao teatro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostava de ir mais a museus, confesso. É onde falho mais :)

      Eliminar
  2. Não sei se leste o artigo em que dizia que a pequena infanta sofria de bulling por ser culta.. É aterrador. A cultura está a perder-se cada vez mais, eu acho.
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  3. É verdade...parece que os jovens cada vez mais se afastam de programas que tem a ver com cultura.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)