sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

# Artigos # Bem-Estar

Perdoar é ser livre

Sempre me perguntei o que era o perdão. As respostas que todos me davam rondavam sempre o “perdoar não é esquecer”. Ok, se perdoar não é esquecer, o que é o perdão?
Para mim, perdoar é um ato de amor. Só quem ama é capaz de perdoar, afinal, não é fácil perdoarmos alguém que quebra promessas, nos trai e nos faz mal. A verdade é que poucas coisas na vida são fáceis. O dia a dia é uma luta constante e são maiores os fracassos do que os sucessos. Mas tudo fica melhor quando temos alguém a nosso lado que nos ajuda a suportar o peso do mundo e que demonstra querer a nossa felicidade acima de tudo o resto. E quando há uma ruptura fruto de uma traição por parte de outrem não há forma de esquecer a dor que essa traição nos causou. O nosso último ato de amor só pode ser o perdão. Um perdão que não significa esquecimento e que, muitas vezes, nos ajuda a seguir em frente sem qualquer mágoa ou rancor.
Perdoar não é nada mais nada menos do que um ato de coragem. Só os corajosos conseguem pôr a mágoa de lado e perdoar aqueles que rasgaram um bocadinho de si ao meio. Só os corajosos conseguem entender que dar o nosso perdão é a resposta mais adulta que podemos dar a alguém. E o melhor de tudo é que perdoar não implica ficar. Por vezes o melhor é deixarmos os ressentimentos de lado mas optarmos por ir embora para que não seja necessário usar o perdão mais uma vez. E mais uma. E outra. Infelizmente, existem sempre milhares de pessoas que abusam dos mais corajosos. Sim, aqueles que têm uma capacidade gigante de conseguir perdoar. Mas se perdoar não é esquecer, também não é continuar. Continuar a lidar com decepções, traições e faltas de respeito. Perdoar é exatamente o oposto. É limparmos o nosso coração da raiva que sentimos e seguirmos em frente sem qualquer sentimento mau dentro de nós, mesmo que isso implique deixarmos alguém para trás.

É. Não há um significado específico que possa descrever o ato de perdoar. Talvez porque seja um ato tão corajoso que não existam palavras para o descrever. Porque as coisas para as quais não existe uma definição concreta implicam sentimentos. E o perdão exige um misto de sentimentos. Perdoar é ser livre. É ser livre de voar para longe na certeza de que quando voltarmos há mais uma desilusão à espera. Afinal, a vida é feita delas.



Publicado em Repórter Sombra

8 comentários:

  1. Às vezes nós perdoamos mas difícil é mesmo esquecer! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo mas que perdoar é difícil, lá isso é. E a verdade é que nunca mais conseguimos olhar da mesma forma para a pessoa, por muito que se tente (na minha opinião).
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  3. Adorei o texto! E concordo muito com aquilo que escreveste. Perdoar nem sempre é fácil, porque exige muito de nós enquanto pessoas, mas vale imenso.

    ResponderEliminar
  4. É verdade não é um ato fácil, é um ato para corajosos mas nem tudo é perdoável e não perdoar também não é um ato fácil, não para mim que perdoa e esquece ou tenta esquecer tudo!

    Beijinhos, Hellen ❤
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)