quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

# Artigos # Repórter Sombra

Quantas vezes disseste obrigado aos teus pais?

Nascemos. Crescemos. Choramos. Rimos. Amamos. Casamos. Temos filhos. Este é, sem dúvida, um processo pelo qual todos passamos. Mas já pararam para pensar em quem acompanha todo este ciclo? Os vossos pais. Aqueles que vos amam incondicionalmente mesmo quando vocês não conseguem retribuir esse amor.
Quantas vezes os nossos pais nos abraçaram quando nos viram chorar sozinhos no quarto? Quantas vezes contaram os trocos para nos comprar aquele presente que tanto queríamos? Mas, e nós? Penso que, por sermos filhos e acharmos que temos de ser cuidados, esquecemo-nos que também temos o dever de cuidar. Porque os nossos pais também sofrem, também choram e também têm os seus problemas. Mas a diferença é que, quando nós sofremos, eles estão lá para nos dar a atenção de que precisamos mas, quando eles sofrem, fazem-no baixinho, antes de ir dormir ou quando nós estamos na escola ou em saídas com os nossos amigos. Fazem-no porque nos amam e para não nos preocupar, fazem-no porque querem cuidar de nós e proteger-nos. Mas, lá no fundo, nós sabemos que eles estão a sofrer porque não há maior ligação do que a que nutrimos pelos nossos pais. Mas esquecemo-nos de lhes dizer que os amamos, esquecemo-nos de o demonstrar todos os dias ou porque somos demasiado tímidos para o dizer, ou porque achamos que eles já sabem. Claro que sabem, mas saber e sentir são duas coisas diferentes. Talvez esteja na hora de fazeres os teus pais sentirem que os amas incondicionalmente, mais do que ontem e menos do que amanhã.
Amar é tão simples e tão involuntário que, por vezes, nem nos apercebemos que amamos todos os dias. A verdade é que é fácil para nós dizer ao nosso namorado o quanto o amamos a cada dia que passa, mostrar aos nossos amigos que o nosso amor por eles é infinito mas, curiosamente, é mais complicado fazer o mesmo com o nossos pais todos os dias. Ou, pelo menos, dizê-los. Porque as palavras custam muito mais a sair, porque os filhos estão habituados a ser protegidos pelos pais e não a fazer o oposto. Mas, sem qualquer dúvida, não há melhor sensação no mundo do que sentirmos que conseguimos fazê-los sentir o nosso amor e a nossa devoção por eles.

Porque como os nossos pais não há ninguém. Porque sem eles não seríamos quem somos hoje. Porque se não fossem eles nem sequer estávamos a viver esta aventura chamada vida. Porque é graças a eles que estamos aqui e é a eles que temos de agradecer por tudo o que temos. E tu? Pensa bem... Quantas vezes já agradeceste aos teus pais por terem cuidado de ti durante toda a vida? Quantas vezes lhes agradeceste por todas as fraldas que te trocaram e por todas as noites que não dormiram para cuidarem de ti? Quantas vezes lhes retribuíste os sacrifícios que fizeram para te dar uma vida melhor? Agora que pensaste nisso, reflete: Se pudesses agradecer, neste preciso momento aos teus pais, como agradecerias?


Publicado em Repórter Sombra.


16 comentários:

  1. Muito bom seu texto, adorei.
    MEU BLOG: Estilo.Quem tem?
    BLOG DA FILHOTA: Coisas de Meninas
    Visite-a para incentivar por favor.

    ResponderEliminar
  2. Oh...tens razão. Tanta verdade no que dizes, querida! Beijão e obrigada pela reflexão!

    ResponderEliminar
  3. Amiga eu agradeço a DEUS pelos pais maravilhoso que ele mim deu,
    eu só tenho agradecer a minha mãe mim ajuda no blog no canal
    sem ela como seria e fora que ela trabalha, Postagem maravilhosa
    Novo vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=apP6eHn5PlI

    ResponderEliminar
  4. Olá, sou a Fernanda do http://entrebocasebatons.blogspot.com.br/
    Ótimo texto!!!
    É sempre bom refletirmos sobre a nossa atitude!
    Parabéns!!!

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Adorei o post
    Acho que já disse muitas vezes
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook

    ResponderEliminar
  6. Eu (Ela) farto-me de agradecer à minha mãe. Sei bem que podemos não ter tempo para o fazer se deixarmos para amanhã. Nunca se sabe o dia de amanhã... Por isso agradeço-lhe vezes sem conta e passo os dias a dizer que gosto dela. Pode ser uma melga, mas é a melhor mãe do mundo e eu tenho a sorte de poder dizer que é minha. Acredita que não é mero cliché... Se soubesses de tudo o que ela já viveu, de tudo por que já passou... Eu só tenho a agradecer-lhe por tudo mesmo!!
    Mas sinto que faz falta a muita gente ler esta tua publicação e é mesmo muito importante. Às vezes parece que a juventude de hoje em dia não quer mostrar sentimentos, porque é feio e desadequado. Não pode ser. Há que abolir isso. Não faz sentido nenhum!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo totalmente o que disseste! Acho que muitos jovens ainda têm "vergonha" de expressar sentimentos pela família :/

      Eliminar
  7. Meus pais e minha irmã são minha única família, verdadeiras dádivas! Agradeço sempre por compartilhar com eles essa minha vida.
    Perfeita reflexão
    _Abraçz
    http://motivospelosquaisestoufelizhoje.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  8. Já não tenho pais, mas agradeço por tudo o que eles fizeram por mim e por incrível que parece até hoje aprendo algo com os ensinamentos deles, principalmente depois do nascimento de minha filha. Lindo texto. Parabéns!!! http://charmosando.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)