terça-feira, 28 de abril de 2020

# Bem-Estar # Lifestyle

Ter coragem




Tem coragem. Ouve-lo a tua vida toda. “Tem coragem”, diz o teu pai. “Tem coragem”, diz a tua mãe. “Tem coragem”, diz a tua amiga. “Tem coragem”, diz o teu marido. E esta frase continua a repetir-se dia após dia, na tua cabeça, como se de um eco se tratasse.

Na nossa vida, cada momento exige coragem. Cada obstáculo, cada desafio, cada etapa nova,... Porém, ainda estou para descobrir, ao certo, o que é a coragem. É darmos o nosso melhor? É não termos medo de ir em frente? Ou, pelo contrário, é sabermos desistir e admitirmos que temos medo? Bom, talvez a coragem seja isso tudo e sejamos todos uns grandes corajosos.

Na fase que, atualmente, vivemos pede-se coragem. Como se pede em tudo. Coragem para sobreviver. Para seguir em frente. Para alcançar a vitória. No entanto, creio que os corajosos não apenas os que arriscam, os que acreditam ou os que enfrentam cada novidade que surge. Os corajosos são também os que dizem “não quero ir”, “desisto porque tenho medo” ou “não quero lutar mais por isto”. Afinal, o mais difícil será sempre admitir os nossos receios e, para isso, é precisa muita coragem.

Não é por acaso que, ao longo deste texto, a palavra “coragem” é mencionada tantas vezes. Temos de memorizá-la. Temos de a ter presente todos os dias. Cada um de nós, porque todos, sem exceção, temos este sentimento enraizado em cada escolha que fazemos na vida. Não existem pessoas mais ou menos corajosas. Todos o somos à nossa maneira, porque todos temos de tomar decisões e todos temos de viver realidades novas de vez em quando.

Se me perguntarem o que significa “ter coragem” dir-vos-ei que representa o mesmo que comer, beber ou caminhar. É algo que já nos é inato. Quando nascemos, esse sentimento nobre já vem dentro de nós, afinal, a coragem manifesta-se no simples ato de existirmos.


Publicado em Repórter Sombra.

3 comentários:

  1. Há momentos em que não nos sentimos tão corajosos, mas, se procurarmos bem dentro de nós, há sempre um rasgo de coragem que nos impulsiona a avançar

    ResponderEliminar
  2. A coragem é um pau de dois bicos. Também é preciso coragem para dizer que não, para desistir, para saber decidir que aquele não é o caminho certo. Coragem é um conceito abstracto recorrentemente usado para ilustrar atitudes irreflectidas, impulsos. Ele teve a coragem de fazer isto, de ir ali, de comer aquilo. A coragem é uma coisa racional. Ou pelo menos deve ser. Porque avaliar os prós e contras das coisas só nos ajuda a fazermos escolhas mais conscientes e sem correr o risco de irmos contra nós e os nossos princípios. Claro que nem tudo deve ser feito só com a cabeça, também é preciso seguir o coração, mas ouvir a razão nunca fez mal a ninguém.

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)