domingo, 20 de janeiro de 2019

# Descobrindo # Livraria Lello

Livraria Lello


«A Livraria Lello & Irmão constitui um ex-libris da cidade do Porto e um autêntico santuário das artes editoriais e livreiras, albergando no seu edifício monumental uma das mais antigas e prestigiadas editoras nacionais.»


Olá, pessoal! Uma das coisas que prometi fazer mais este ano é, sem dúvida, viajar e conhecer novos lugares. E, felizmente, já estou a levar esse desejo avante.
Como sabem (porque já o aqui disse diversas vezes), o Porto é a minha cidade favorita. No entanto, há lá tanta coisa por descobrir que acabei por me distrair e nunca me dediquei a conhecer esta cidade como deve ser. Portanto, decidi começar por lá. E, enquanto fazia a minha lista de sítios a visitar, lembrei-me que, quando era pequena, fui à Livraria Lello numa visita de estudo. Mas como era muito nova não tinha nenhuma memória visual. Então decidi começar por aí. Tirei uma tarde para lá ir e não me arrependi nada. 
A verdade é que, ao longo dos anos, a Livraria Lello tem sido um dos pontos turísticos mais visitados. Por isso, fui com tempo (e preparada para uma fila gigante para entrar). Quando lá cheguei, comprei o bilhete (custo de 5 euros por pessoa) e foi-me dado um mapa com várias informações. Basicamente, esse mapa contém o nome de vários escritores com a localização precisa de onde os podem encontrar para facilitar a vossa pesquisa.



Eu sou completamente apaixonada por livros, aliás, eu era capaz de viver numa biblioteca de tão feliz que fico ao estar rodeada por livros. Portanto, como devem imaginar, assim que entrei senti-me um peixinho dentro de água e não saí de lá tão cedo (literalmente, devo ter estado 3h lá metida e vi tudo umas 10 vezes). 
A Livraria Lello, como hoje a conhecemos, foi inaugurada no dia 13 de janeiro de 1906. Este acontecimento teve um impacto incrível na imprensa que esteve presente para registar este momento. O edifício foi construído pelo engenheiro Francisco Xavier Esteves e é hoje considerada a mais bonita livraria do mundo. E assim que a analisamos ao pormenor percebemos o porquê. A fachada é neogótica, com painéis simbolistas que representam as figuras da Arte e da Ciência e a escadaria é vermelha e em betão. Ao longo da sala também podemos encontrar vários bustos de alguns dos mais importantes escritores (como Eça de Queirós ou Camilo Castelo Branco). 






Eu analisei vários livros ao pormenor. Mas não contive a excitação quando encontrei estes dois meninos que vos mostro na foto em baixo. Como já devem saber, sou viciada em Game of Thrones e quando os vi tive de os fotografar para vos mostrar.



No final da vossa visita, é-vos dado um livro com a história e todas as informações da livraria que acabaram de visitar. Sempre é uma forma de a ficarem a conhecer por completo e, claro, de terem uma recordação daquele lugar encantador. Como eu fui lá com o meu irmão, acabei por trazer dois livrinhos para casa.



Espero que tenham gostado deste post e que tenham ficado curiosos para conhecer a Livraria Lello. Acreditem que vale muito a pena. Recomendo imenso. É dos sítios mais bonitos que já visitei e acho que é muito importante para nos fazer sentir o poder da leitura (que é mais que muito).  


Já conhecem este sítio? Gostaram?
Aceito sugestões de sítios a visitar em breve :p











5 comentários:

  1. Amo a Lello! É um espaço lindíssimo e muito especial *-*

    r: Recomendo, minha querida. Ele tem um talento incrível e as músicas conquistam-nos de uma maneira inspiradora

    ResponderEliminar
  2. Um espaço que dá vontade de visitar!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Oi Cátia!
    Que sítio inspirador, dá muita vontade de conhecer. Vou deixar registrado para quando for conhecer Portugal ir nessa livraria :)
    Boa semana para você!

    ResponderEliminar
  4. Quando fui ao Porto não cheguei a ir à Livraria Lello, mas é um sítio que quero muito conhecer :)

    Gostei das fotos, beijinhos grandes ^^
    O blog da Mó | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)