sábado, 23 de dezembro de 2017

# Curiosidade # Lifestyle

A curiosidade matou o gato… ou não!


Já todos ouvimos o famoso ditado “a curiosidade matou o gato”. Este serve para nos alertar para o facto de a curiosidade nem sempre ser uma coisa positiva. Mas esse “nem sempre” pressupõe que há alturas em que a curiosidade é, de facto, uma coisa boa.
Uma delas está relacionada com os negócios. Ser curioso é, sem dúvida, uma característica que pode contribuir para uma carreira de sucesso. Isto porque os curiosos investigam, procuram as respostas para todas as suas questões e vão para além daquilo que é o conhecimento comum. E isso pode ser uma vantagem, uma vez que qualquer empregador procura a novidade. Alguém capaz de superar as expectativas e, acima de tudo, de se superar a si mesmo. E a curiosidade é um excelente ponto de partida para essa superação.
Se pesquisarmos a palavra “curiosidade” vamos, rapidamente, perceber que grande parte desses sinónimos são palavras negativas. “Intromissão”, “bisbilhotice” e “inconveniência” são algumas das palavras que se destacam nesta definição. No entanto, se olharmos bem, vamos reparar que também existe o oposto. “Raridade”, “preciosidade”, “singularidade” e “originalidade” são, também, sinónimos associados à curiosidade. E, no fundo, são estas as características que vamos tentando conquistar ao longo da nossa vida. E se procuramos ser singulares, originais e raros é porque temos consciência de que isso nos trará sucesso e, consequentemente, felicidade. Então porque é que não nos apercebemos que a curiosidade pode ser um ponto de partida para esse sucesso? Porque, grande parte das vezes, a associamos apenas ao seu lado negativo e nos esquecemos do positivo. No entanto, é extremamente importante entender as vantagens de se ser curioso.
Ser curioso é ter um olhar atento sobre o mundo. É aprofundar o que para os outros é superficial. É fazer a diferença. É questionar. Ser curioso é sinónimo de uma carreira de sucesso. Afinal, não será merecedor de uma excelente carreira aquele que questiona quando o resto do mundo exclama?


Publicado em Repórter Sombra.

2 comentários:

  1. Quando se é curioso pelos melhores motivos, é uma característica ótima, porque leva a pessoa a trabalhar mais, a estudar mais, a instruir-se culturalmente. Agora, o caso muda completamente de figura quando essa curiosidade tem como base a intromissão. Pessoalmente, acho que é uma palavra ambígua, e depende da intenção de cada um!

    Feliz Natal, com muito amor 💛

    r: É mesmo *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente com o que referiste. Acho que depende da forma como cada um de nós usa a curiosidade.
      Feliz Natal, minha querida <3

      Eliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)