segunda-feira, 10 de julho de 2017

# Artigos # LaChapelle

A performance em LaChapelle


David LaChapelle é um fotógrafo estadunidense bastante conhecido pelas suas imagens irreverentes. Maquilhagem forte, olhar pornográfico, cabelos embebidos em laca e personagens a simular prazer são algumas das caraterísticas presentes nos seus trabalhos fotográficos.
A verdade é que LaChapelle é conhecido pelo hiper-realismo estético que nos apresenta e, sobretudo, pela sua forma preocupada em transmitir mensagens sociais. Um bom exemplo disso é uma fotografia onde podemos ver uma gigante lata de coca-cola a “atropelar” um carro na estrada. Por outro lado, temos os inúmeros trabalhos editoriais que este artista realizou para revistas como a Vogue, GQ ou Rolling Stone. Todos estes trabalhos são esteticamente irreverentes e atrevidos. Atrevo-me mesmo a dizer que David usa o sarcasmo como forma de nos abrir os olhos para a realidade social.
Para além destas caraterísticas que, por si só, já nos captam à atenção pela forma como se apresentam ao nosso olhar, foram muitas as celebridades que fizeram parte das criações de LaChapelle. Nomes como Madonna, Tupac, David Beckham, Paris Hilton ou Leonardo DiCaprio, estiveram presentes em muitas das fotografias deste fotógrafo. A performance fez sempre parte de cada uma das fotografias através das poses, do olhar e dos próprios adereços utilizados. Numa das fotografias podemos ver Tupac deitado numa banheira, onde a única coisa que tapa a sua nudez é o ouro. Ora, esta é uma prova bastante clara da forma como somos incitados a interpretar aquilo que vemos.
David LaChapelle é, assim, um dos fotógrafos mais marcantes da nossa história. O seu olhar crítico sobre a realidade e a performance que coloca em cada um dos seus trabalhos garantem-lhe um lugar de destaque no universo artístico.

Publicado em Repórter Sombra

6 comentários:

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)