sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

# Atualidade # Concursos

The Voice Portugal



Não sei se já vos disse mas sou fã de concursos que mostrem os grandes talentos que temos em Portugal. Infelizmente, valorizamos tanto o que há de bom fora do nosso país que nos esquecemos que em Portugal existem tantos ou mais talentos do que lá fora. O problema é que esses estão escondidos ou não são tão valorizados como deveriam.
De todos os concursos televisivos que mostram talentos na área da música, o The Voice Portugal é, provavelmente, o meu preferido. E de todos os The Voice que já vi, este foi, sem dúvida, o que mais gostei. Que talentos incríveis! Todos podíamos ter um favorito mas era inegável que os restantes também eram excelentes. Na minha opinião, este programa foi a prova que Portugal tem artistas que nunca mais acabam e nas mais diversas idades. E é um orgulho enorme saber disso!


Resultado de imagem para fernando daniel


A grande final do programa da RTP1 deu-se no passado domingo, dia 25, com a vitória do concorrente Fernando Daniel.
A verdade é que todos tínhamos o nosso favorito, como é natural. Apesar de me identificar mais com o Francisco Murta e ter desejado que fosse ele a vencer o programa, fiquei bastante contente com esta vitória (quem, confesso, já era mais do que esperada). Já acompanho o Fernando há alguns anos no youtube e também já tive a sorte de o poder entrevistar e é de louvar a luta que ele teve até chegar aqui. Quem tem sonhos sabe que toda a gente nos diz "vais ter de ouvir muitos 'não' na vida". E o Fernando mostrou-nos que isso é verdade e penso que é por isso que tanta gente o admira. O caminho mais fácil é sempre desistir, mas ele não desistiu. E após tanto tempo a tentar realizar um sonho, ele conseguiu. Conseguiu chegar a nós e ao resto do mundo. E tudo isto graças ao seu enorme talento porque, por mais que tenhamos preferência por um outro concorrente, é inegável que o Fernando é simplesmente fantástico!
No que diz respeito a talento, não acho que seja correto usar o termo "merecer" ma vitória do Fernando. Se dissesse que ele é o merecido vencedor seria injusta com os restantes concorrentes. Isto porque qualquer um dos quatro finalistas, na minha opinião, merecia vencer. Cada um tinha um lado especial e nos tocava de formas diferentes. A Marta tinha um elegância e uma presença única em palco. O Miguel tinha uma voz extraordinariamente diferente e bonita. O Francisco respirava a música de uma forma que nenhum outro concorrente respirava. E o Fernando tinha aquela voz inacreditável. Assim sendo, qualquer um seria um justo vencedor, portanto, não digo que houvesse um que merecesse mais do que os outros. Digo, sim, que há sempre um com o qual nos identificamos mais por algum motivo. O Fernando tocou-nos a todos e isso é um facto. Facto que lhe permitiu vencer o programa e que, tenho a certeza, lhe vai garantir um futuro brilhante! E eu fico tão feliz por isso!

Resultado de imagem para francisco murta


Por outro lado, e apesar de ter ficado extremamente feliz com a vitória do Fernando, não posso negar que tinha uma ligeira preferência pelo Francisco Murta que me fez gastar o saldo todo do meu telemóvel (risos). 
Lembro-me perfeitamente da minha reação quando vi a prova cega do Francisco "o que é isto, meu Deus?", disse eu aos meus pais no final da sua atuação. Apesar de ter lacrimejado imenso na prova cega do Fernando, o Francisco conseguiu deixar-me em lágrimas em todas as suas atuações, uma atrás da outra. E isto nunca me aconteceu com nenhum concorrente em nenhum concurso dos imensos que já vi. Penso que o importante na música é que quem está a cantá-la nos faça sentir algo de diferente. E a forma como o Francisco me tocava foi completamente diferente! Havia um sentimento fora do normal ali. Há concorrentes que colocam toda a sua alma na música. Outros que a interpretam de uma forma excecional. E depois existe o Francisco que se dá por completo à música e entra num universo paralelo, como se não existisse mais nada ou ninguém à volta. Há ali qualquer coisa de genuíno quando ele sente cada letrinha de uma música. E sente-o de uma forma tão diferente que me consegue deixar emocionada 5 segundos depois de começar a cantar. 
Apesar de não ter sido o vencedor do programa, já é um vencedor pela forma como marcou tanta gente e pelo artista que é. Porque, na minha opinião, ele já é um artista como há poucos em Portugal. Por isso, por favor, não deixem o Francisco cair no esquecimento porque o nosso país só tem a ganhar com uma pérola destas.

Posto isto, e apesar de admirar bastantes concorrentes do programa, o Fernando e o Francisco foram, sem dúvida, aqueles que mais me marcaram nesta edição. Serão também eles aqueles que vou recordar com mais orgulho quando me falarem do The Voice Portugal 2016. São, sem dúvida, a prova de que bons cantores existem muitos mas os verdadeiros artistas são aqueles que não só cantam como chegam ao coração das pessoas de uma forma quase inesquecível.



Quem seguiu o programa?
O que acharam? :)




5 comentários:

  1. Não segui o programa :)
    Passei para te desejar um Feliz 2017! :)
    Beijinho*

    http://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adoro programas deste género, precisamente por nos permitirem descobrir talentos fascinantes! Ouvi vozes e interpretações brilhantes em cima daquele palco, pena que nem todos pudessem chegar à final, mas faz parte.
    Não é segredo que o meu favorito era o Fernando, por várias razões. Não só pelo talento, mas pela capacidade de tornar a música tão sua; pela humildade e pela dedicação constante. Fiquei extremamente feliz por vê-lo conquistar o seu sonho. Finalmente conseguiu!
    O Francisco é impossível de esquecer, porque tem uma energia muito própria. Como já o referi, espero que nunca desista, porque tem tudo para chegar longe.

    r: Muito, muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que este tipo de programas continuem a mostrar-nos que Portugal tem muito talento :)

      Eliminar
  3. Gosto bastante do programa e gostei bastante quando ganhou o Fernando Daniel!

    Há Q&A no blog, faz a tua pergunta!
    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)