quinta-feira, 18 de agosto de 2016

# amor # Artigos

Jane Austen para lá do amor

Jane Austen é uma escritora muito conhecida pela sua veia romântica. Muitos são aqueles que a conhecem pelo facto de as suas obras estarem ligadas à temática do amor. Mas e o resto? De que nos fala ela para além do amor? Que obras mais “escondidas” dela existem?
Jane Austen começou a manifestar o seu talento para as letras ainda na adolescência e, aos 17 anos, escreveu o seu primeiro romance, Lady Susan, uma paródia sentimental de Samuel Richardson. Mas a sua obra mais conhecida foi, sem dúvida, Pride and Prejudice (“Orgulho e Preconceito”), publicada em 1797. Jane morreu em Winchester e a verdade é que o seu poder de observação do quotidiano lhe forneceu material suficiente para dar vida aos personagens das suas obras.
“A crítica considerou-a a primeira romancista moderna da literatura portuguesa”, esta foi uma das frases que encontrei durante a minha pesquisa sobre a escritora. Como a afirmação indica, Jane era conhecida pelo seu gosto peculiar pelo romance, no entanto, existem outras obras da autora que passam ao lado da temática do amor e da amizade e que não são muito referidas.  É certo que a sua condição de solteira lhe serviu para descrever os males do amor mas o que Austen pretendia mostrar era a sua conceção do ser humano como ser social que se torna um produto das influências sociais que atuam sobre ele. Ademais, a escritora apresenta-nos alguns rasgos de incredulidade e ensina a quem lê os erros cometidos pelos homens, utilizando o humor como uma caraterística essencial.

Para além disto, Austen vê algumas obras suas mais “escondidas” do público, fruto dessa falta de conhecimento.  Uma delas é a peça de teatro Sir Charles Grandison, única peça teatral da escritora e publicada em 1980. Esta obra mantém-se no top das obras menos conhecidas de Jane, a par de Lady Susan, já que o trono pertence Pride and Prejudice, uma das obras mais conhecidas a nível mundial.



Publicado em Repórter Sombra.

3 comentários:

  1. Eu só notei diferença com este último que experimentei :)

    Não a conhecia mas parece-me bastante interessante uma vez que eu sou super fã de histórias de "época" :D

    NEW GET THE LOOK POST | Kendall Jenner Low Cost Trendy Look.
    ×Pieces Of Me, Blog
    ×@mgouveiaa, instagram
    ×Facebook Official Page

    ResponderEliminar
  2. Sabia muito pouco acerca dela
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Curioso!! Não conhecia esta escritora

    >> http://joandcompanystyle.blogspot.pt/ <<

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)