terça-feira, 26 de abril de 2016

# Atualidade # Conceição Lino

«E se fosse consigo?»


"E se fosse consigo?" é o nome da nova aposta da SIC para as noites de segunda-feira. 
Conceição Lino é a apresentadora que dá voz ao programa que pretende alertar-nos para os problemas da sociedade para os quais tantas vezes fechamos os olhos. 
O primeiro programa retratou o tema do racismo. Foram contratados três atores para representarem uma cena num café em que a filha ia apresentar ao pai o namorado de cor escura. O pai tem uma atitude completamente racista dizendo que ela não pode namorar com um rapaz de cor por não ser do mesmo "nível" que ela. Esta cena acarretou várias consequências para as pessoas que estavam a assistir a este suposto problema de família. Muitas mantiveram-se caladas e, apesar de não concordarem com esta atitude, não disseram nada. Outras não conseguiram controlar e mostraram-se completamente contra esta atitude do pai alegando que ele estava a ser racista.
Por sua vez, ontem, o segundo programa, abordou o tema da obesidade. Uma filha vai com a mãe a uma sessão grátis de exercício físico na praia e é humilhada pela mãe quando esta alega que ela não pode participar por ser gorda. Diz que se ia expor ao ridículo quando estivesse na praia em biquini a fazer exercício porque é demasiado gorda. Várias pessoas dizem à mãe que isso não é forma de falar com a filha e que ela tem todo o direito de fazer o que a faz feliz porque o seu tamanho não importo. Outras pessoas, mais uma vez, limitam-se a ouvir e a não se meter na conversa.
O próximo programa será sobre bullying e confesso que estou bastante ansiosa. Acho a ideia deste programa televisivo fantástica! Numa altura em que a televisão portuguesa está cheia de programas sem nexo nenhum em que assistimos a pessoas fechadas numa casa a ter comportamentos ridículos e a ganhar dinheiro fácil, este tipo de programas são extremamente importantes para "limpar" o panorama da televisão portuguesa porque tem um propósito. E esse propósito é mudar mentalidades, mostrar o quanto as pessoas sofrem por serem consideradas inferiores por motivos absurdos. Afinal, cada um é como é e não deve ser julgado só porque é diferente de nós. Todos somos diferentes e é isso que nos torna especiais.
Por isso, bato palmas à SIC e dou os parabéns à Conceição Lino por, mais uma vez, mostrar que é uma mulher brilhante!

Já viram o novo programa da SIC?
O que acham deste novo formato?

25 comentários:

  1. Eu vi o 1º episódio do programa e gostei muito. É bastante diferente dos programas comuns (760s e reality shows) e alerta para a consciência das pessoas.
    Beijinhos
    Sou Patrícia

    ResponderEliminar
  2. Acho importante abordar esses assuntos, mas moro no Brasil então não tenho como acompanhar.
    Big beijos
    Lulu on the sky

    ResponderEliminar
  3. Gostei :)


    R : As melhoras para ti também :)

    ResponderEliminar
  4. amei o post,super interessante! bjinhos flor

    ResponderEliminar
  5. Eu adorei este programa! Ainda só vi o primeiro episódio e de facto aborda questões que ocorrem na realidade. Eu já assisti a algumas delas. Normalmente não ocorrem em praça pública mas sim em casa, mas o que o primeiro episódio deu a entender foi que mesmo que ocorram em praça pública ninguém enfrenta o "agressor". As pessoas apenas ficam a acalmar e apoiar a vítima, digamos.

    http://atualidadesbyclaudia.blogspot.pt/2016/04/seculo-xxi.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! Foi uma ideia fantástica virem "expor" estas realidades todas!

      Eliminar
  6. Vim retribuir a visita e gostei muito do blog, já fiquei seguidora :)
    Em relação ao programa, vi os dois episódios que deram e gostei muito, tanto do formato como dos temas abordados. É um programa que visa perceber em que ponto está a sociedade e perceber que ainda temos muito que evoluir. Espero que seja um programa para durar bastante tempo, uma espécie de "abre olhos" para a sociedade em geral.
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  7. Digo que quando publicitaram esse programa eu fiquei absolutamente interessada, estava eu em casa, na minha cidade natal. No entanto, senti-me extremamente desiludida quando soube que a estreia seria na segunda-feira, dia em que eu voltaria para o meu apartamento devido à universidade. E aqui não temos televisão porque é um investimento que não vale mesmo a pena. Mas já a minha mãe me contou sobre o primeiro episódio sobre o racismo e talvez eu ainda tenha a curiosidade de espreitar no site oficial, na esperança de que coloquem lá os episódios. E concordo absolutamente contigo! Eu não costumo ver televisão (salvo rara exceção de programas televisivos sul-coreanos porque faz parte dos meus gostos), mas logo quando soube qual o conceito do programa, quase bati palmas porque adoro iniciativas como estas, é como trazer experimentos sociais do youtube para a televisão, o que permite alcançar pessoas de várias faixas etárias sobre assuntos da atualidade e anseio por muitos mais! Seria interessante abordares a temática de cada episódio aqui no blog! Certamente dava para criar tópicos de debate extremamente interessantes, acredita ^^

    Seguindo <3

    excecionalmente,
    fume.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é uma ótima ideia!
      Muito obrigada pela sugestão minha querida!
      Um beijinho :)

      Eliminar
  8. Adorei a proposta do programa, será que eles postam na integra online? Aqui no Brasil, tem um programa que tem um quadro assim se chama 'vai fazer o que?" teve um episodio parecido com esse, outro da mãe maltratando a filha por ela ser gorda, cena de assedio na rua e tantos outros, são cenas justamente para ver a reação do povo. Eu acho que se fosse eu, ficaria com muita raiva, mas não sei se brigaria(mesmo sendo meu dever)
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu vi o primeiro online! :)
      Eu sou o tipo de pessoa que não consegue ficar calada nestas situações por isso acho que falaria x)
      Beijinho!

      Eliminar
  9. Está mesmo, até porque hoje em dia já é tudo muito igual :/
    Ahaha, então tens a tarefa facilitada. ela vai adorar de certeza :D

    Eu vi e tenho acompanhado os programas que considero muito bons. Estão bem conseguidos. De certo que me custou algumas imagens e, se fosse comigo, reagiria sempre. Não consigo ficar indiferente!

    NEW WOMAN TREND POST | Off the Shoulders.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  10. Ainda não vi tenho que dar um olhinho ao programa
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Ainda não vi e queria muito ter visto... Vou tentar ver quando regressar a casa!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  12. Adorei o programa, parece ser bem interessante de assistir, pena que na TV de casa não passa. =/
    Adoraria ver.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)