domingo, 2 de agosto de 2015

# Amizade # coimbra

A amizade é o verdadeiro segredo...

Sou totalmente sincera. Acho completamente injusto fazermos posts a toda a hora sobre coisas que adoramos fazer ou ver, sobre o que sentimos ou sobre pessoas que "admiramos" mas que só conhecemos através do ecrã e depois não dedicarmos um único post a pessoas que nos ajudam no nosso dia a dia. E sim, estou a falar das pessoas que nos apoiam nos piores momentos, que limpam as nossas lágrimas, que falam connosco o tempo todo e mesmo assim não se cansam.
Devem estar a perguntar-se a que propósito vem este meu post e eu digo-vos. Ontem uma das pessoas que mais adoro no mundo surpreendeu-me, disse-me coisas que me deixaram completamente emocionada.

(Esta é só uma pequena parte do enorme texto que aquela peste me mandou ahah)

Apresento-vos a Joana. A Joana é só mais uma desconhecida para vocês mas, para mim, é dos melhores presentes que a vida já me deu. E acreditem que nunca pensei que um dia poderia chamar a isto amizade. Como sabem terminei agora o primeiro ano da faculdade. No início andava doida à procura de caloiros para o meu curso -aqueles que iriam ser meus colegas em Setembro- e a primeira pessoa que encontrei foi a Joana. É curioso que eu fui a primeira pessoa que ela encontrou também e não gostámos nada uma da outra. Eu achava que ela era convencida e ela achava que eu era convencida. Pensei que ela seria uma daquelas pessoas com quem eu nunca iria conseguir criar laços. Começaram as aulas e havia uma cadeira em que só eu e a Joana estávamos presentes do nosso curso. Em todas as aulas dessa cadeira nós nos sentávamos juntas mas o silêncio era constrangedor. Trocávamos sorrisos mas por dentro ainda jogávamos à defesa. A verdade é que com o tempo percebi que a Joana não era convencida e muito menos arrogante como muita gente acha. A Joana tornou-se a amiga que eu sempre quis ter. Lembro-me de olhar para ela quando o nosso grupo mais próximo se formou e pensar "eu gostava de a abraçar e dizer que agora sim, eu gosto dela mas ela provavelmente ainda não vai com a minha cara". Mas ia. Já éramos amigas e não sabíamos.
Na serenata a Joana disse-me palavras que nunca vou esquecer e que nunca vou revelar a ninguém porque acho que momentos assim únicos devem ser guardados apenas pelas pessoas envolvidas e eu considero aquele momento só nosso. É como se fosse o nosso segredo que não vamos -nem queremos- partilhar com ninguém. Chorámos abraçadas e foi aí que percebi o que é o espírito de Coimbra. Em Coimbra fazem-se mesmo amizades para a vida.
Sabem? Eu nunca percebi porque é que tinha de sofrer tanto, porque é que a felicidade que sentia só durava meses, porque é que as pessoas que amava me deixavam... Mas agora percebo. Se eu não tivesse sofrido o que sofri, a esta hora não teria bons conselhos para dar à Joana, conselhos que ela segue à risca e que a têm ajudado a levantar-se aos bocadinhos. Eu acredito que tudo acontece por uma razão e talvez tenha sido essa razão. Talvez a dor que senti durante anos tenha sido necessária para que agora eu possa amenizar a dor de alguém. Se for assim, não me importo. Não me importo de sofrer se com isso eu poder curar o sofrimento de alguém que é tão importante para mim. Coimbra deu-me a mão e, com ela, a Joana deu-me a mão também. Custa-me que nem toda a gente consiga ver o maravilhoso ser humano que ela é mas tenho a certeza que ela vai ser feliz porque ela merece. O mundo pode estar a cair mas é bom chegar a casa e saber que temos aquela amiga à nossa espera, a amiga que nos vai dar conselhos e falar connosco até às 4h da manhã. É essa amiga que temos de preservar. Pela Joana eu nutro o maior sentimento de proteção que alguma vez nutri. Eu faço o que for preciso para a proteger porque a amizade é isso não é? Darmos o nosso melhor para que a felicidade da outra pessoa esteja sempre lá.
Por isso, minha Joaninha, eu sei que metade das pessoas que abrirem este post não o vão ler até ao fim porque o texto já vai longo mas não me interessa, eu fi-lo para ti. Fi-lo para te agradecer por todas as palavras e por não teres qualquer problema em mostrar que sou importante para ti. És das melhores pessoas que tenho na vida, és aquela que sei que vai ajudar a curar o meu coração partido sempre que eu precisar, que me vai mandar para a faculdade de medicina atrás de um médico giro e simpático (ahah) e que me vai aturar sempre que tiver ataques de nervos. Obrigada por tudo! Obrigada a ti por apareceres. Obrigada a Coimbra por te trazer até mim. Obrigada a mim por te deixar entrar na minha vida. E obrigada à vida por me ter dado as lições suficientes para que, hoje, eu te possa ajudar em tudo o que precisas. Adoro-te e guarda bem isto para ti porque não há nada melhor do que um "adoro-te" sincero e sentido.




6 comentários:

  1. "Já éramos amigas e não sabíamos." - Não há melhor forma de descrever o nosso percurso, para te ser sincera. Obrigada por este post, obrigada pelas tuas palavras e odeio-te porque sempre que faço algo querido tu consegues superar-me, sua falsa!
    És das melhores, sabes bem. Coimbra vale a pena por tu estares lá e a vida tem valido cada vez mais a pena pela tua presença. Obrigada por tudo, sabes que estarei SEMPRE aqui para ti e quando fores tu a precisar de alguém que te levante, esse alguém vou ser eu, não tenhas dúvidas.
    Adoro-te minha jornalista preferida <3 <3

    ResponderEliminar
  2. Nossa que lindo, é sempre bom ter amigos, e aqueles amigos que podemos contar, as vezes fazendo um mal julgamento de uma pessoas e achamos que nunca vamos gostar mas ai percebemos o tão agradável a pessoa é
    beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Nem posso abrir este post porque as lágrimas vêm-me logo aos olhos, sua falsa! Dia 6 já te dou um big abraço <3

    R: http://upside-down.blogs.sapo.pt/10-days-glee-challenge-day-07-15732?thread=25972#t25972

    ResponderEliminar
  4. Amizade que começa sem mais nem menos são sempre as melhores <3
    beijos
    http://daniellaalessandra.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. São essas amizades que me emocionam, achei incrível a amizade de vocês!!!
    Quero uma assim haha, Beijos
    1999since.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  6. Também estudo em Coimbra (Fisioterapia) e posso dizer que foi esta (c)idade que me levantou e que me mostrou a felicidade. Amigos para a vida ali ganhei!
    Gostava de partilhar contigo estes links, porque estudamos na mesma cidade :)
    Aqui ficam:
    - http://dourada-saudade.blogspot.pt/2015/05/queima-das-fitas.html
    - http://dourada-saudade.blogspot.pt/2015/05/a-praxe-esta-acabar.html
    - http://dourada-saudade.blogspot.pt/2015/05/oh-coimbra-minha-cidade.html
    - http://dourada-saudade.blogspot.pt/2015/05/lagrimitas.html
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)