sábado, 6 de junho de 2015

# Entrevista # Factor X

«Senti que aquilo me pertencia, que um palco era a minha casa.»

Ana Filipa Martins é uma jovem de 20 anos, natural de Burgães, Santo Tirso. Com um talento enorme voltado para a área da música, Filipa surpreendeu ao participar no programa Factor X, da SIC. Esta semana o blog Viagens pelo Mundo esteve à conversa com a jovem cuja boa disposição surpreendeu os jurados do programa da SIC.



Quando começaste a cantar e como surgiu o teu amor pela música?
Eu comecei a cantar por acaso. Fui a um acampamento de acólitos, vi o padre lá da paróquia a tocar guitarra e quis fazer igual e inesperadamente tive jeito. Não tardou a querer cantar, então juntei a guitarra à voz.

Tens alguma formação a nível musical?
A nível de formação tive aulas de guitarra e algumas de piano. Na faculdade escolhi e entrei para música mas desiludi-me pois não era aquilo com que tinha sonhado, pois era tudo muito teórico. Entrei então para animação e produção artística, onde a musica também é abrangida.

Para além de cantar tocas algum instrumento?
Como já referi anteriormente, toco guitarra, sei dar uns toques ao piano e baixo e fazer um bocado de barulho na bateria.

É um sonho teu viver da música ou gostavas de a conciliar com uma outra profissão?
É um grande sonho meu viver da música. Poder ter alguém a sonhar com o meu trabalho, e isso trazer-me a tão desejada independência económica.

Em que cantores te inspiras quando cantas?
Tenho grandes inspirações musicais, todas elas bastante diferentes. Não poderia deixar de referir o Kurt Cobain, Brandi Carlile e, a nível de bandas, os Kodaline.

Gostarias de fazer um dueto com alguém?
Há vários artistas com quem eu sonhava tocar, nomeadamente, a grande Brandi Carlile e, a nível nacional, o Agir.

Em 2014, Filipa participou no programa Factor X, na SIC. Na primeira audição conseguiu cativar de imediato os jurados que elogiaram a sua boa disposição e a sua forma de estar em palco, e o público que a aplaudiu de pé quando esta terminou de cantar o tema "Arms" de Christina Perri.

Porque é que decidiste participar no programa Factor X da SIC?
Decidi participar no Factor X devido à minha família. Os meus pais já há muito tempo que insistiam para ir e, mal apareceu o anúncio na televisão, as minhas irmãs inscreveram-me. Então fui tentar a minha sorte.

Como foi pisar o palco e sentir que tinhas de impressionar quatro jurados?
Fiquei muito surpreendida com a opinião dos jurados, aquelas 4 pessoas que eu respeito muito a dar-me tão boas críticas. Devo confessar que ao pisar aquele palco senti um medo terrível mas, ao mesmo tempo, senti que aquilo me pertencia, que um palco era a minha casa.


Filipa Martins na primeira edição do programa Factor X

Na fase das cadeiras tiveste a oportunidade de estar sentada e quase passaste à fase seguinte. O que sentiste quando tiveste de dar o lugar a outra concorrente?
A fase das cadeiras foi de muitas emoções. Aquela esperança de chegar ao fim e pensar que ia às galas mas depois ter de me levantar e ficar «por terra», não diria que tenha sido desilusão mas fiquei na expectativa. Foi mais que merecido e foi dado a uma grande concorrente, e só tenho a agradecer toda a oportunidade que me foi dada, sem dúvida mudou-me a vida para muito melhor.

Filipa Martins no programa Factor X da SIC

E planos para o futuro? O que é que podemos esperar de ti?
Espero acabar o curso e ter sucesso na minha música. Tenho alguns originais que não tarda começo a publicar, à espera que o tal sonho fique mais perto!


Resta-me agradecer à Filipa por ter aceite responder às minhas questões e pela disponibilidade. 
Deixo aqui o link do canal da Filipa no youtube (aqui) onde podem ouvir alguns covers cantados por ela. Façam o favor de ir lá visitar porque está na altura de darmos valor aos talentos que temos em Portugal!

2 comentários:

  1. Imagino que o "faço um bocado de barulho na bateria" vá muito para além disso.
    (Curiosa para a ouvir)

    atualidadesbyclaudia.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que fazes muito bem em ouvir colega :)
      Talento português deve ser valorizado!
      Obrigada pelo comentário. Beijinho :p

      Eliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)