segunda-feira, 1 de junho de 2015

# 1 de Junho # Dia Mundial da Criança

Dia Mundial da Criança

Em Portugal, o Dia Mundial da Criança celebra-se a 1 de Junho. Apesar deste dia ser celebrado em diversos países, a data de comemoração altera-se de país para país.
Para quem desconhece a origem desta data, o primeiro Dia Mundial da Criança realizou-se em 1950. Isto aconteceu logo após a Segunda Guerra Mundial, em 1945. Muitos países entraram em crise e, consequentemente, muitas crianças desses mesmos países viviam muito mal porque não havia comida. Uns órfãos, outros sem a atenção dos pais, a verdade é que todos eles estavam na mesma situação... fome. Como os pais não tinham trabalho, muitas das crianças tiveram de ir trabalhar e abandonar a escola, o que se traduziu em mais de metade das crianças da Europa não saberem ler nem escrever.
Em 1946, tudo mudou. Países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar arranjar formas de solucionar este problema, nascendo então a UNICEF. Foi então que, em 1950, nasceu o primeiro dia dedicado a todas as crianças.
Com a criação deste dia foi reconhecido às crianças o direito ao afeto, amor e compreensão. Para além disto todas as crianças tinham e têm também direito a cuidados médicos, alimentação, educação, proteção e crescer num clima de paz e equilíbrio emocional.
Só em 1959 estes direitos passaram para o papel mas, a realidade é que passaram e isso é de uma importância extrema. E nunca se esqueçam que, apesar de este ser o dia de comemoração de uma mudança, o dia das crianças é todos os dias porque a cada dia que passa elas devem usufruir de todos estes direitos com vista a crescerem saudáveis e tornarem-se seres humanos melhores.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)