segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

# Atualidade # Comunicação

Um batom também é comunicação

Olá, internautas! Depois de uns meses longe deste cantinho por motivos académicos/profissionais estou de volta! Espero que voltem comigo porque, daqui para a frente, vai haver muitas surpresas boas aqui no blog. A começar por este post. Em colaboração com a Fixando  (uma plataforma que está presente em 14 países e com a qual fico muito feliz por colaborar) venho falar-vos de comunicação. 

Como mestranda em Jornalismo e Comunicação, sei que o que fazemos influencia a forma como comunicamos e somos percecionados pelas outras pessoas. Os nossos gestos, a posição dos braços em relação ao corpo, as cores que vestimos, a maquilhagem que usamos... Todos estes aspetos enviam uma mensagem a quem nos vê e/ou nos ouve. Um bom exemplo disso é a forma como a roupa, a maquilhagem e a postura das mulheres na política é absolutamente escrutinada por todos os meios de comunicação e pelo grande público.



Ainda se lembram quando a Hillary foi candidata à presidência dos EUA? Todos tentavam decifrar os significados das cores dos pantsuits que usava. Mais recentemente, escreveram-se dezenas de artigos sobre o que Melania Trump estava a tentar dizer com a blusa pussy-bow - e, mais recentemente, com o seu infame casaco. Claro, estamos a falar dos Estados Unidos. Mas é um exemplo que mostra bem a importância destes aspetos. A nível presidencial, tudo é comunicação.


Não é preciso rumar até aos Estados Unidos para perceber que nem tudo é o que parece - e que quase tudo pode ser usado como uma forma de comunicação. A rainha Letizia de Espanha apareceu recentemente a levar as filhas à escola com um outfit absolutamente comum e, ainda mais importante, de “cara lavada”. Vista de longe, parecia não ter maquilhagem nenhuma. As revistas que se dedicaram a uma análise mais profunda das imagens garantem que tinha lip gloss e iluminador nas bochechas para ficar com um aspeto natural, mas não cansado e sem cor.

O objetivo? Julgo que seria mostrar que é uma mãe absolutamente normal, como todas as outras mães espanholas. Para poder comunicar também normalidade depois dos escândalos em que a casa real se tem visto envolvida. Uma encenação pensada à medida, em que até abriu a janela do carro um pouco mais do que o habitual (para ser fotografada, garantem os seus inimigos). O certo é que a rainha teve muito trabalho só para, ironicamente, parecer natural.

Com isto, quero dizer o quê? Se têm de se apresentar a uma entrevista de trabalho, fazer uma apresentação na faculdade ou empresa ou ir a uma festa formal em que vão ter dezenas de oportunidades para networking, pensem bem no que querem comunicar. Que imagem querem passar? Que características querem ressaltar? Depois, procurem a roupa, o calçado e as maquilhadoras para festas que vos assentam melhor. Isto porque, garanto-vos, tudo é comunicação.


Fiquem a conhecer melhor a Fixando aqui.


1 comentário:

  1. Que excelente colaboração, minha querida! O texto ficou fantástico e permite-nos, de facto, refletir sobre um assunto tão importante.
    Acredito que tudo pode ser uma forma de comunicação. E cada vez mais a comunicação não verbal tem um peso considerável. Cabe-nos a nós perceber a mensagem que queremos transmitir

    Beijinhos

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