sábado, 28 de julho de 2018

# Descobrindo # Parque Biológico

Parque Biológico da Serra das Meadas (Lamego)

Alô, internautas! Finalmente estou pronta para vos dar a conhecer mais um lugar que foi "vítima" das minhas visitas este mês.
Se leram o post que fiz sobre a Serra das Meadas (podem ver aqui), sabem que o único sítio que me faltava visitar era o Parque Biológico. Nesse dia, não houve tempo. E depois de, finalmente, lá ter ido percebi que, de facto, é preciso bastante tempo para poder sentir a natureza e conhecer cada um dos animais que vamos encontrando ao longo do caminho.



Esta é a entrada do Parque Biológico. Assim que chegam, é-vos dado um plano de percurso. São, aproximadamente, 2,7 km que vocês vão percorrer a pé. O passeio está, então, planeado para cerca de uma hora e meia. Mas, tendo em conta que o fazem sozinhos e sem nenhum vigilante, o mais provável é perderem-se no tempo e demorarem o dobro (risos).


Assim que chegam ao local, veem logo a bilheteira. Após a compra do bilhete (que varia consoante a vossa idade), é-vos dado um mapa com todas as indicações do caminho que têm de percorrer e com o nome dos animais todos que poderão ver ao longo do passeio. Em baixo, vou deixar imagens de alguns dos animais que mais me encantaram e que me deixaram cheia de vontade de os trazer para casa (risos).

Asno

Bufo Real

Cavalo

Aves aquáticas

Aves Aquáticas

Aves Aquáticas

No que respeita a animais, há imensa variedade. Para além dos que vos mostrei em cima ainda poderão ver: animais de quinta, tartarugas, muflões, cabras, rolas, gralhas, gamos, raposa, pavão, javalis, veados, corujas e as mais diversas aves. Para quem, tal como eu, adora animais e ficar a conhecê-los melhor, esta é uma ótima oportunidade. Nunca tinha visto "frente-a-frente" a grande maioria deles e é uma sensação incrível. Principalmente porque, ao lado de cada animal, existe uma placa onde constam todas as informações sobre o mesmo, o que é uma ótima forma de ficarem a saber tudo sobre aquela espécie (como surgiu, qual o seu tipo de alimentação, onde predomina, etc etc).

Exemplo de uma placa

Para além dos animais, o Parque Biológico também nos apresenta uma enorme riqueza no que concerne à fauna e à flora. O parque é enorme com áreas bastante vastas. O espaço onde os veados estão, por exemplo, é de uma grande dimensão para lhes permitir que corram à vontade e não se sintam presos. O lugar destes animais é na natureza e, por isso, faz todo o sentido que tenham espaço para se sentir em casa. Esse é também um dos motivos para o passeio durar tanto tempo. Os animais estão afastados uns dos outros para que, cada espécie, tenha um terreno amplo onde se possa movimentar e, ao mesmo tempo, a distância que existe entre as espécies permite que estas não se "incomodem" umas às outras.
No entanto, apesar de o caminho ser cansativo (preparem as garrafinhas de água), é super super relaxante. Eu senti-me uma menina no meio da floresta e, a certa altura, já só me apetecia ficar ali para sempre: no meio da natureza e dos animais. 










Sou da opinião de que aquilo que a natureza tem para nos oferecer é a melhor coisa do mundo. Por vezes, esquecemo-nos disso. Estamos sempre atarefados e achamos que a melhor forma de viver a vida é trabalhar até não aguentar mais com vista a construir um futuro onde não nos falte nada. No entanto, o melhor futuro é aquele de quem conhece o mundo onde vive. Que tem histórias para contar. Esta é mais uma das minhas. O dia em que me perdi na floresta. O dia em que senti cada som do vento e cada aroma das plantas. O dia em que olhei fundo nos olhos dos animais que são, sem dúvida, os nossos melhores companheiros de vida. Um dos dias que vai ficar para sempre marcado em mim. Mais do que qualquer dia de trabalho ou de confusão na cidade. Ali, era só eu e o som da natureza. Longe do barulho da cidade e dos motores dos carros. E é tão bom viver assim que, por momentos, quis ser o Tarzan.
Esta viagem na Serra das Meadas terminou, mas preparem-se porque há outras a chegar. :)


E vocês: por onde têm andado? :)




3 comentários:

  1. Visitas destas são sempre ricas e, acredito, fundamentais. Não só para conhecermos mais, mas também para abrandarmos o ritmo e nos encontrarmos com a natureza.
    Já adicionei à lista de locais a visitar :)

    r: A nível de inspiração, também sou mais produtiva à noite. Mas adoro acordar cedo e aproveitar cada segundinho do meu dia :p

    ResponderEliminar
  2. Olá Cátia!

    Que lindo lugar você nos apresenta aqui no seu blog :)
    Acho o contato com a natureza essencial para o ser humano. Acho ótimo você dedicar um tempo a passeios assim que trazem bem estar, boas energias e uma forma de refletir sobre o nosso meio e em como tudo está interligado.

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)