segunda-feira, 10 de outubro de 2016

# Artigos # Educação

As tecnologias na educação

Falemos de tecnologia. Essa coisa que está sempre a evoluir e que entrou na nossa vida para ficar. Essa coisa que entrou na vida dos mais pequenos e a mudou tendo em conta o passado. Falar de tecnologia não é fácil já que esta é composta por inúmeras vantagens e desvantagens.
A verdade é que as tecnologias móveis chegaram e conquistaram o mundo dos mais pequenos. Atualmente, é muito fácil usar as tecnologias no que diz respeito ao ensino. Muitos são os professores que olham para estes dispositivos como inimigos da aprendizagem já que acreditam que estes evitam o contacto com o papel, os livros e que são uma fonte de distração. Mas não será possível incorporar estes dispositivos móveis no ensino de forma positiva? Acredito que sim. Claro que há inúmeras desvantagens mas isso não impede que os jovens possam aprender utilizando a tecnologia. Em primeiro lugar, porque existem inúmeras app’s que podem ajudar a desenvolver a aprendizagem. E em segundo lugar, porque estes dispositivos contêm imensas informações úteis para esse desenvolvimento. Claro que o contacto com o papel, com os livros e com tudo aquilo que antecede a tecnologia é o mais importante. Mas uma coisa não impede a outra e acredito que o ideal será uma junção entre ambos. Afinal, utilizar a tecnologia não é recusar tudo o resto. Trata-se apenas de alargar os horizontes e aceder mais rapidamente e instantaneamente a um maior conjunto de informações úteis ao nosso estudo. E não creio que isso seja negativo, muito pelo contrário. Esses dispositivos móveis acabam por trazer mais facilidade e rapidez a quem os utiliza e, desta forma, não vejo qualquer problema em incorporá-los no ensino. Ensinar consiste em incutir uma série de conhecimentos em alguém usando, para isso, os melhores métodos de forma a que as aprendizagens sejam devidamente apreendidas pelo aluno. E a tecnologia é um desses métodos. Tendo em conta a quantidade de sites e aplicações que promovem a aprendizagem, penso que é produtivo introduzi-la no ensino.

Assim sendo, e ao contrário do que muitos pensam, introduzir dispositivos tecnológicos no ensino não significa acabar com os métodos utilizados antes do aparecimento destes. Significa apenas um complementar de métodos. Uma junção entre formas de aprendizagem que dão ao aluno um maior leque de possibilidades e, consequentemente, uma maior vontade de aprender.


Publicado em Repórter Sombra.

3 comentários:

  1. Juntar tecnologia com estudo é muito importante, hoje em dia a tecnologia tem diversos recursos que podem deixar uma aula mais dinâmica e interativa aumentando o interesse dos alunos
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo! Acho que, ao contrário do que muitos pensam, as tecnologias podem ser usadas a favor da educação :)
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
  3. A tecnologia é uma ferramenta com inúmeras vantagens. E, tal como referiste, não tem necessariamente que substituir os métodos antigos, mas pode funcionar como um complemento dos mesmos. O importante é saber utilizá-la com equilíbrio

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)