sábado, 6 de agosto de 2016

# Cuca Roseta # Entrevistas

Cuca Roseta: «O Fado é mais amado e valorizado lá fora do que dentro do nosso próprio país.»

Cuca Roseta é uma das vozes mais conhecidas do Fado da atualidade. O seu primeiro disco foi produzido por um dos mais aclamados produtores do mundo –Gustavo Santaolalla, o que lhe garantiu uma entrada neste mundo estrondosa.
No seu segundo disco, Cuca optou por algo diferente mostrando o seu lado de compositora. Desta forma, escreve a maior parte das músicas de “Raíz”, um segundo disco bastante bem recebido pelo público. Mais tarde, edita “Riû” que afirma ser “um lado positivo do Fado”. Com este disco, Cuca fez imensos concertos não só em Portugal, mas no mundo.

Nesta entrevista, Cuca Roseta fala-nos do seu percurso musical assim como do que espera no futuro.


“Acho que nasci para isto”. Quando é que se apercebeu que, de facto, nasceu para a música?
Desde pequena que toda a minha família era extremamente musical. Todos cantávamos muito bem em minha casa, fazíamos teatros e o meu avô tocava piano. Sabia que todos lá em casa tínhamos nascido para a música, mas nunca pensei que ela passasse de hobbie a trabalho e vida.

Porquê o Fado?
Porque o Fado é a musica mais especial que existe, mais única, a voz de um país e de uma cultura, declamação de poesia mais que mostrar a voz. Porque o fado é profundo, nostálgico, romântico, intenso e sensível, como eu sou também.

Porque é que o Fado “não deixa mentir”?
O Fado é a verdade, a nossa verdade sobre aquilo que vivemos e sentimos, uma descrição de uma vida pelo lado sentimental. O reviver das emoções que mais marcaram a nossa vida, o partilhar de uma historia profunda.

Sente saudades dos Toranja?
Nenhumas. Os Toranja tiveram uma importância grande na minha vida aos 18 anos. Introduziram-me no mundo da música, mostraram-me o caminho, mas a minha paixão era, é e sempre será, o Fado.


Como nasceu o disco “Cuca Roseta”?
Nasceu a convite de um dos maiores produtores do mundo, Gustavo Santaolalla, muitíssimo galardoado e entusiasmado para gravar comigo, não sei bem como. Mas foi ele que me fez acreditar que o fado podia passar a ser uma dedicação de vida e não apenas um escape ou uma paixão.

“Raíz” permitiu-lhe mostrar a sua veia de compositora e letrista. Em que se inspirou para construir este álbum?
Na minha vida. Achei que os poemas e as músicas que cantava e contava não eram a minha verdade total. Em busca da minha verdade total, de me cantar na minha pele, comecei a escrever e a compor aquilo que sentia. E isso é o Fado: encontra-nos a nós mesmos.

Durante o Campeonato do Mundo teve a oportunidade de atuar, pela primeira vez, no Brasil. Que importância isto teve na sua vida enquanto artista?
Já atuei em muitos sítios no mundo que me marcaram profundamente. Manaus foi um dos lugares que me marcou, associado à euforia portuguesa e à valorização da cultura por causa dos jogos. Mas Goa, Al-Jadida, New York, Georgia, Lisboa e Cracóvia, foram concertos que me marcaram ainda mais.

O que nos pode dizer acerca do disco “Riû”?
Um lado positivo do Fado, intenso mas com esperança. Sofrer sempre, pois não há como evitar. Mas podemos escolher seguir em frente e agradecer ainda assim a vida, ou queixarmo-nos e agarrarmo-nos ao lado negativo. Eu sou uma mulher intensa, melancólica, mas positiva e Riu é o meu Fado. 

O que sente ao poder levar o seu Fado, aliás, o nosso Fado ao estrangeiro?
É uma benção ser embaixadora de Portugal no mundo, pois sou uma patriota, uma apaixonada pela nossa cultura, pelo nosso país. E ver como o Fado toca as pessoas que não entendem a nossa língua é arrepiante. O Fado é mais amado e valorizado lá fora do que dentro do nosso próprio país. É mágico. 

Para terminar, o que podemos esperar da Cuca no futuro?
O que Deus quiser. Agarro as oportunidades que Deus me dá, tento dar o meu melhor, ser um bom instrumento do seu amor e da sua paz através da Arte e da música. Que eu possa continuar a cantar por muitos anos.


Terminada esta entrevista resta-me agradecer à Cuca por toda a sua disponibilidade e, acima de tudo, por toda a simpatia demonstrada.



2 comentários:

  1. Uma artista fabulosa! Felizmente, já tive oportunidade a ouvir ao vivo e foi uma experiência inesquecível, porque é mesmo talentosa e sente-se a alma com que canta.
    Adorei a entrevista

    ResponderEliminar
  2. Adorei conhecer um pouco mais sobre ela
    boa entrevista
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)