sexta-feira, 12 de agosto de 2016

# Atualidade # Bombeiros

Cada chama apagada é uma prova de coragem

Nestes últimos dias, os incêndios têm sido o foco de tudo e, sinceramente, é um tema que me deixa sempre sem palavras.
Em primeiro lugar, não consigo conceber que alguém perca tempo a fazer mal aos outros desta maneira. Para além de se perderem casas, patrimónios com um valor sentimental incrível e aquilo por que se lutou uma vida inteira, perdem-se vidas. Vidas humanas. Como é que alguém no seu perfeito juízo não põe esta hipótese? Talvez porque não esteja no seu perfeito juízo. Estas atitudes fazem-me pensar na maldade humana. Eu acredito que há seres humanos completamente maus. Aliás, eu acredito que cada um de nós tem uma gota de maldade em si. Mas uns escolhem usá-la, outros preferem escondê-la e esquecer que ela existe. Quem faz isto escolhe, claramente, a maldade. Mas é curioso que nunca ninguém se pergunta o porquê. Sim, também sou daquelas pessoas que pensa de imediato "era pegar em quem fez isto e atirá-lo lá para o meio" mas depois pergunto-me o que terá levado um ser humano a fazer tal coisa. E depois percebo que o ser humano é completamente egoísta. Faz umas boas ações aqui. Ajuda outros ali. Mas pouco ou nada se importa com o que vai na cabeça de cada um. Afinal, se muitas vezes ignoramos os sinais daqueles que nos são próximos porque raio vamos atender aos sinais dos desconhecidos? Errado. Defendo que uma pessoa que tem atitudes deste cariz, já mostrou anteriormente que é capaz de coisas ruins. E, provavelmente, ninguém notou. Ninguém foi a tempo de impedir. Porque, possivelmente, ninguém quis perder tempo a perceber a cabeça daquela pessoa. Portanto, a culpa é do indivíduo e de todos aqueles que notaram comportamentos incomuns nele e nada fizeram. 
Em segundo lugar, acho ótimo que estejam, finalmente, a valorizar o trabalho dos bombeiros. Mas porquê só agora? É incrível e inadmissível que tenha de acontecer uma catástrofe destas para nos lembrarmos -e falo por mim também porque também falho- que existem por aí verdadeiros heróis que salvam vidas a troco de nada. Aliás, muitas vezes a troco da própria vida. Mas só nos lembramos disso uma vez por ano e, na maior parte das vezes, nem isso. Somos capazes de passar por eles na rua e ignorar que são bombeiros porque os vemos como pessoas normais que estão a trabalhar, como todos nós. Mas não são. Não há profissões mais nobres que outras. Mas há pessoas mais nobres e mais corajosas que outras, isso sim. E eles são isso tudo. Os corajosos que salvam vidas e não têm o devido valor reconhecido. Os heróis que perdem esse estatuto em prol do Super Homem ou do Batman. Os honrosos que ouvem tantas vezes "os médicos salvam vidas" quando, na realidade, eles também o fazem mas de outra forma. 
Por último, não consigo deixar de pensar na injustiça que cada um de nós pratica com o outro. Olhamos para julgar esta e aquela atitude. Mas não olhamos quando se trata de elogiar. Agradecemos a tudo. A Deus, ao amigo que esteve ao nosso lado, à família, ao padre, ao tio, a tudo e mais alguma coisa, mas esquecemo-nos de agradecer àqueles que enfrentaram as dificuldades de frente. Felizmente, nunca passei por uma situação tão grave e arrasadora como tanta gente está a passar neste momento, mas não é por isso que deixo de a sentir. Não é por isso que deixo de ter orgulho em ver que existem pessoas que arriscam a sua vida sem esperar um "obrigado" em troca. E penso que é aí que está a grande falha: não sentirmos as dores dos outros só porque estamos bem connosco. É aí que está o cerne da maldade humana. 

2 comentários:

  1. concordo tanto contigo, grande homenagem aos verdadeiros heróis !
    Beijo ♥
    Trovoada dos Sonhos

    ResponderEliminar
  2. Concordo!! Excelente homenagem aos grandes heróis! Amanhã vou ajudá-los dando alimentos, eles dizem que tudo é bem vindo exceto leite e derivados.

    www.daysstyle.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)