quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

# Artigos # Repórter Sombra

O uso de uniforme nas escolas



Há uns dias, li um artigo sobre o uso de uniformes nas escolas e a eventual melhoria que isso provoca na aprendizagem. Depois de fazer uma pesquisa mais aprofundada, percebi que há opiniões bastante distintas acerca deste assunto.
Há, então, quem defenda que usar uniformes na escola poderá contribuir para uma melhoria na aprendizagem. Mas até que ponto será isto verdade? Até que ponto o uso do vestuário influencia a forma como absorvemos todos os ensinamentos? Sinceramente, sou defensora da outra teoria. Penso que o uso dos uniformes por parte das escolas não altera ou favorece em nada a aprendizagem. Acredito que isso possa saber benéfico, sim, a nível social, na medida em que há a igualdade no que diz respeito à nossa aparência. Não há distinções entre “bem vestidos” e “mal vestidos” (que são denominações que nem sequer deviam existir) e todos se apresentam exatamente da mesma forma, não dando espaço a comentários de superioridade só porque uns usam Adidas e Lacoste e os outros não.
No entanto – e não digo que sou contra os uniformes porque, sinceramente, não penso que acarretem resultados negativos-, penso que mesmo deste ponto de vista da igualdade, os benefícios não são assim tantos. Isto porque, na minha opinião, não é camuflando os problemas que eles se resolvem. Há competição porque uns vestem roupas caras e outros não? Não é ao vestirmos todos os miúdos de igual nas escolas que isso vai mudar. Sim, treinamos a mentalidade deles e tentamos transmitir-lhes que isso não importa. Mas a escola é apenas uma parcela de uma vida inteira. Fora dela continuam a existir Adidas, Nike, Lacoste e tantas outras marcas que, para uns são indiferentes, mas, para outros, são uma meta a ser alcançada. Portanto, mais do que pelo vestuário (neste caso, os uniformes) essa mensagem deve ser transmitida por toda a comunidade e, obviamente, na educação. E até que ponto é que isso não passa exatamente por deixarmos cada um vestir o que quer? Não estaremos nós a combater um preconceito através de outro quando os “obrigamos” a vestirem determinadas roupas só para “estarem ao mesmo nível”?
Esta é uma questão que vai sempre gerar alguma controvérsia. Por um lado, defende-se o uso dos uniformes nas escolas e há quem acredite que isso devia ser uma regra a seguir em todas as escolas, públicas ou privadas. Por outro, há quem acredite que não há qualquer vantagem em tudo isto. No meio de tudo isto, a maior verdade é a de que continuam a existir preconceitos relativos ao vestuário. E essa é, certamente, uma das problemáticas mais difíceis de serem alteradas.

Publicado em Repórter Sombra

7 comentários:

  1. acho que levantaste uma boa questão no post, no entanto, continuo a achar que é preferível estas crianças usarem todas as mesmas roupas na escola visto que é um local de grande significância para elas e onde passam a maioria do seu tempo. por outro lado, também ensina às crianças conformismo e a seguir a multidão, pergunto-me se um dia não terão medo de impor as suas opiniões por estarem formatados a ser iguais a todos os outros...
    beijinhos https://ratsonthemoon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Esta questão é bastante pertinente! E também não sinto que o uso de uniformes possa melhorar a aprendizagem. Tal como referiste, pode contribuir para minimizar as diferenças sociais. Mas apenas isso.
    Partilho da tua opinião!

    r: Muito, muito obrigada *.*
    Se tiveres oportunidade, aconselho mesmo uma visita

    Beijinhos, minha querida

    ResponderEliminar
  3. Eu confesso que não gosto muito de ver uniformes...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Concordo contigo penso que o uso de uniforme não têm nada haver com aprendizagem mas sim com o uso do mesmo apenas tira esses bem vestidos e mal vestidos
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Confesso que é uma boa questão e que não tenho resposta. Óbvio que não acrescenta nada, mas infelizmente, não sei até que ponto não será bom para tal como dizer, minimizar diferenças. Eu pessoalmente gosto de utilizar farda no trabalho por exemplo...

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Ganha um giftcard de 35€ na Sephora!

    ResponderEliminar
  6. Pessoalmente usei uniforme na escola dois anos e detestei! Gostei muito do post!
    [Já estou a seguir :) ]
    Beijinho
    *Makeup by Pi*

    ResponderEliminar
  7. Apesar de gostar de ver alunos com uniforme, acho fofo mesmo! Concordo com tudo aquilo que disseste :)

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)