sexta-feira, 7 de julho de 2017

# 2017 # Jornalismo e Comunicação

Realizações de 2017 #4: Licenciada em Jornalismo e Comunicação!



Há 3 anos, vi-me embarcar numa nova aventura. Sentia um misto de medo com entusiasmo. Nunca tinha pensado em estudar em Coimbra, mas no primeiro dia em que me vi naquela cidade senti-me em casa. Tive a certeza que era ali que queria estar. 

Apesar das semanas terríveis em que me sentia completamente sozinha e com saudades de casa, fui-me apaixonando a cada novo dia. E a verdade é que chegar ao último ano fez-me perceber que quando nos dizem "vão ser os melhores anos da tua vida", não é tão cliché quanto eu pensava. Isto porque Coimbra e o curso de Jornalismo fizeram de mim a pessoa que sou hoje. Não é fácil estares longe de casa, numa cidade onde não conheces ninguém e a lutar por um sonho sem teres um abraço amigo por perto. E essa experiência fez-me crescer tanto que cada vez tenho mais a certeza que cheguei à faculdade uma criança e saí de lá uma mulher. 
Em Coimbra, perdi medos e inseguranças. Conheci pessoas completamente diferentes de mim e que me mostraram que há muito mais para além daquilo que conhecemos. Aprendi que pensar mais em mim é a melhor forma de ajudar os outros. Que ainda existem amores verdadeiros e que as vitórias não valem nada se não tivermos um ombro amigo com quem as partilhar. Aprendi que amo mais Jornalismo do que pensava quando tantas vezes, a meio da semana, queria desistir por sentir-me completamente confusa. E tudo isto só foi possível porque tive as pessoas certas do meu lado. 
São muitos aqueles a quem tenho de agradecer, porque a verdade é que foram eles que me deram força nos dias mais cinzentos desta licenciatura. Ao meu pai, por acreditar sempre em mim e sentir-se orgulhoso pelo mais simples ato meu. À minha mãe, por me receber sempre de braços abertos. Ao meu irmão, por me incentivar sempre a lutar pelos meus sonhos. À minha avó por ser a mulher da minha vida. À Joana, à Sofia, à Cláudia e à Catarina por terem sido o meu porto de abrigo e os meus maiores amores. A essas, levo-as para a vida. À Matilde e à Madalena por me mostrarem uma ligação única na minha vida. Começaram por ser afilhadas e tornaram-se as amigas que vão estar sempre comigo, em qualquer parte do planeta. À minha melhor amiga, por acompanhar cada nova etapa e estar presente em todos os momentos da minha vida. Ao Cristiano, por ser a melhor pessoa que podia ter conhecido e que acredita que eu sou capaz mesmo quando eu já não acredito. À Diana, por ser a amiga de todas as horas e por estar lá, mesmo quando tantas vezes lhe falhei por estar a lutar por este sonho. À Mariana e à Poly, por serem as amigas do secundário que continuam aqui, como se continuassemos a ser aquelas meninas que passavam os intervalos a conversar sobre cenas variadas. À Joana Maia, por me ter mostrado que ainda existem pessoas bondosas e genuinamente puras neste mundo. À Liliana e à Maria Inês, por me terem ensinado que é possível revermo-nos e identificarmo-nos com alguém no primeiro segundo. E ao Emanuel, por ter sido o melhor irmão que Coimbra me podia ter oferecido.
Em Coimbra, vivi, chorei, ri, enfrentei os meus medos, lutei por mim e, acima de tudo, conheci-me. Eu não me conhecia até embarcar nesta aventura. No entanto, a coisa mais importante que levo daqui é aquilo que mais me agrada na vida: o conhecimento. E não poderia deixar de agradecer a todos aqueles que me ensinaram tanto e me permitiram chegar até aqui. A todos os Professores, quer de Jornalismo e Comunicação quer de Estudos Artísticos, que me ensinaram que a busca pelo conhecimento nunca deve ter um fim. Especialmente, ao Professor Sílvio Santos, pela paciência infinita e por me ter ajudado a descobrir a importância enorme que a rádio tem na minha vida. Ao Professor Carlos Costa, por me ter ensinado que é possível unir as Artes e o Jornalismo, não deixando qualquer sonho de parte. E, claro, à Professora Conceição Pires, por continuar aqui desde o ensino secundário e por lutar por mim e pelo meu futuro sempre. 
Hoje, sou Licenciada em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Hoje, realizei um dos meus sonhos. Hoje, sou completamente feliz. E, de hoje em diante, só posso prometer o que prometi no primeiro dia em que cheguei à cidade do meu coração: continuar a amar o azul escuro e apaixonar-me todos os dias por esta profissão. Obrigada! 

6 comentários:

  1. É difícil descrever o sentimento de realização pela conquista de um sonho. A felicidade deixa-nos o peito a explodir. Parece-nos irreal e, ao mesmo tempo, tão próximo. Tão verdadeiro. E é a nossa verdade. Toda a dedicação, todas as noites mal dormidas, todos os receios e todas as conquistas. É o nosso caminho a seguir a rota que desejamos.
    Muitos parabéns, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo!
      Obrigada, minha querida! Um grande beijinho <3

      Eliminar
  2. Amazing post dear, I'm also in love with your photos ♥
    I'm following you on GFC, would you like to follow me back, I would be glad and we can become good blog friends? ^_^
    www.limitededitionlady.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Parabéns minha querida, nem imagina o quão maravilhosa deve ser esta sensação <3
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)