quarta-feira, 1 de junho de 2016

# Conceição Lino # E se fosse consigo

«E se fosse consigo?» Os jovens e o álcool


Se há coisa que é bastante atual e que tende a continuar assim é o excesso de álcool por parte dos jovens. Esta problemática foi abordada na passada segunda feira no programa "E se fosse consigo?", na SIC.
Como sempre, dois atores foram para a rua em plena luz do dia. O rapaz, completamente alcoolizado, insistia com a namorada que queria conduzir o carro. A namorada, em contrapartida, não o deixava pegar na chave por alegar que seria perigoso conduzir naquele estado. Muitos foram os que passaram pelos jovens e nada fizeram. Outros pararam e ameaçaram chamar a polícia se o jovem decidisse conduzir sob o efeito de álcool.
A verdade é que, cada vez mais, os jovens pensam que para se integrarem ou divertirem precisam de beber álcool até não poder mais. Custa-me que assim seja. Sempre que alguém bebe e decide conduzir não está só a pôr em risco a sua vida mas a dos outros. Não me importa se alguém não tem maturidade suficiente para cuidar de si, se prefere fazer coisas ridículas só porque é "fixe" ou se acha que beber até cair para o lado é que está a dar. Mas importa-me que isso venha a prejudicar outras pessoas. Pessoas inocentes que estão a fazer a sua vida normalmente e que morrem num acidente de viação antes mesmo de poderem chegar a casa só porque alguém sem a mínima noção achou que podia pegar no carro completamente bêbado. Custa-me que pessoas percam a vida por culpa das ações de outras. É triste e não faz sentido. Não faz sentido que uma família fique destruída porque alguém não soube medir as consequências.
Por isso, por favor, parem para pensar e não cometam um erro que não só pode tirar a vida dos outros como a vossa própria vida! A vida é uma dádiva. Todos os dias morrem imensas pessoas que preferiam continuar aqui, a viver. E cada um de nós tem a sorte de estar vivo e nem sempre sabemos aproveitar isso. Tudo pode ser feito desde que com limites. Por isso, façam o que têm a fazer, bebam, divirtam-se, mas sempre com limites.

7 comentários:

  1. desculpa la, mas hoje nunguem bebe porque "se quer integrar". o pessoal bebe porque gosta e porque é um alivio do dia-a-dia. nao vejo ninguem a beber porque é fixe.
    vejo muita gente irresponsavel que bebem e querem conduzir depois, isso sim. mas isso nao tem nada a ver com peer pressure.

    este program de tv é parvo e forçado. apesar de ser uma excelente e ideia e um excelente conceito! já os vi a filmar na rua e vê-se logo que é encenado. sorry not sorry

    beijinho
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. é assustador ver a quantidade de álcool que eles consomem...


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Pior é que essas coisas não prejudicam só a pessoa...é a família toda que sofre. #foda


    Bjim...
    blog Usei Hoje

    ResponderEliminar
  4. É verdade... ano passado a palestra para os pais, no colégio onde estuda minha filha, foi sobre DROGAS.

    Pois bem... a droga mais falada na palestra toda não foi a maconha, nem a cocaína, nem o crack, mas sim o alcohol.

    Também se falou um tanto do cigarro... mas a droga mais preocupante e faz mais vítimas atualmente nos disseram ser o alcohol. :/

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Instagram: @aquelenaoblog |

    | Julinha e os Vídeos - Canal do Youtube |

    ResponderEliminar
  5. Concordo 100% contigo, há que haver sempre moderação!
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
  6. A cada dia os jovens começam a beber, mas acabam se empolgando e fazendo besteiras.
    big beijos
    Lulu on the sky

    ResponderEliminar
  7. Concordo completamente! Parece que esse pessoal está perdendo a noção do exagero :(
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)