Olá, internautas! Depois de uns meses longe deste cantinho por motivos académicos/profissionais estou de volta! Espero que voltem comigo porque, daqui para a frente, vai haver muitas surpresas boas aqui no blog. A começar por este post. Em colaboração com a Fixando (uma plataforma que está presente em 14 países e com a qual fico muito feliz por colaborar) venho falar-vos de comunicação.
Como
mestranda em Jornalismo e Comunicação, sei que o que fazemos influencia a forma
como comunicamos e somos percecionados pelas outras pessoas. Os nossos gestos,
a posição dos braços em relação ao corpo, as cores que vestimos, a maquilhagem
que usamos... Todos estes aspetos enviam uma mensagem a quem nos vê e/ou nos
ouve. Um bom exemplo disso é a forma como a roupa, a maquilhagem e a postura
das mulheres na política é absolutamente escrutinada por todos os meios de
comunicação e pelo grande público.
Ainda
se lembram quando a Hillary foi candidata à presidência dos EUA? Todos tentavam
decifrar os significados das cores dos pantsuits
que usava. Mais recentemente, escreveram-se dezenas de artigos sobre o que
Melania Trump estava a tentar dizer com a blusa pussy-bow - e, mais recentemente, com o seu infame casaco. Claro,
estamos a falar dos Estados Unidos. Mas é um exemplo que mostra bem a
importância destes aspetos. A nível presidencial, tudo é comunicação.
Não
é preciso rumar até aos Estados Unidos para perceber que nem tudo é o que
parece - e que quase tudo pode ser usado como uma forma de comunicação. A
rainha Letizia de Espanha apareceu recentemente a levar as filhas à escola com
um outfit absolutamente comum e,
ainda mais importante, de “cara lavada”. Vista de longe, parecia não ter
maquilhagem nenhuma. As revistas que se dedicaram a uma análise mais profunda
das imagens garantem que tinha lip gloss
e iluminador nas bochechas para ficar com um aspeto natural, mas não cansado e
sem cor.
O
objetivo? Julgo que seria mostrar que é uma mãe absolutamente normal, como
todas as outras mães espanholas. Para poder comunicar também normalidade depois dos escândalos em que a casa
real se tem visto envolvida. Uma encenação pensada à medida, em que até abriu a
janela do carro um pouco mais do que o habitual (para ser fotografada, garantem
os seus inimigos). O certo é que a rainha teve muito trabalho só para,
ironicamente, parecer natural.
Com
isto, quero dizer o quê? Se têm de se apresentar a uma entrevista de trabalho,
fazer uma apresentação na faculdade ou empresa ou ir a uma festa formal em que
vão ter dezenas de oportunidades para networking,
pensem bem no que querem comunicar. Que imagem querem passar? Que
características querem ressaltar? Depois, procurem a roupa, o calçado e as maquilhadoras para festas que vos
assentam melhor. Isto porque, garanto-vos, tudo é comunicação.
Que excelente colaboração, minha querida! O texto ficou fantástico e permite-nos, de facto, refletir sobre um assunto tão importante.
ResponderEliminarAcredito que tudo pode ser uma forma de comunicação. E cada vez mais a comunicação não verbal tem um peso considerável. Cabe-nos a nós perceber a mensagem que queremos transmitir
Beijinhos