terça-feira, 19 de setembro de 2017

# Mulheres # Presidência

Mulher para presidente? Não!



Colocaram-me a questão: “porque é que um homem teme uma mulher para presidente?”. Tentei refletir e encontrar uma resposta certa para essa pergunta, mas percebi que não a tinha. Lembrei-me, então, de um título que li algures “homem não teme mulher independente, mas teme mulher autónoma”.
A verdade é que, durante muitos séculos, a  mulher foi sustentada pelo marido. Era vista como incapaz e impotente. E, atualmente, as coisas já não funcionam assim. As mulheres ganham o seu próprio dinheiro e são independentes. Mas penso que não seja a independência o que mais assusta os homens, mas a autonomia. Sim, porque autonomia e independência são duas coisas distintas. Enquanto uma mulher independente pode não ser autónoma, uma mulher autónoma vai ser sempre independente. Isto porque vai à luta, procura, investiga, toma iniciativa e não tem medo de mostrar que não precisa de ninguém para se afirmar.
Ora, partindo deste princípio, talvez se encontre uma possível resposta para a difícil questão colocada no início deste artigo. Quando uma mulher decide que quer ser presidente é, claramente, autónoma. Aliás, é dos maiores atos de autonomia que podem existir. É o querer ir mais além, é o querer governar. E se uma mulher que tem autonomia quanto a si mesma já assusta um homem, imaginem com autonomia quanto a um país inteiro. Isso, aliado ao facto de a mulher já ter sido dependente e vista como um ser inferior, assusta. Nem todos os homens estão habituados ou aceitam que o estatuto da mulher tenha mudado ao longo dos anos. Alguns ainda a encaram como incapaz de assumir algumas funções, funções essas que, para eles, são funções apenas de homens. E quando uma mulher tenta assumir essas funções, nem todos estão de acordo.
Posto isto, penso que a questão “porque é que um homem teme uma mulher para presidente?” vai ser sempre difícil de responder. Acho que nem os próprios homens têm a resposta certa para essa pergunta. Mas também penso que é exatamente por aí que temos de começar a refletir. Não será que o facto de não termos resposta para essa questão já é, por si só, uma resposta?

Publicado em Repórter Sombra.


9 comentários:

  1. Concordo contigo minha querida, vai ser uma pergunta sem resposta sempre, eu acho.

    THE PINK ELEPHANT SHOE // GANHA UMA BEAUTY BOX!

    ResponderEliminar
  2. Honestamente, talvez a resposta esteja mesmo no não saberem lidar com o papel que a mulher tem assumido nos últimos nos. Não quero, contudo, generalizar, porque nem todos os homens são assim, mas acho que essas mudanças têm sido difíceis de gerir. Estavam habituados a determinadas circunstâncias que nos dias de hoje já não se aplicam.
    Excelente artigo!

    r: Muito, muito obrigada, minha querida <3

    ResponderEliminar
  3. Wonderful post, love it! ♥
    Maybe follow for follow? :)

    veronicalucy.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Os homens menosprezam as mulheres porque sabem que elas tem mais capacidade que eles, acima de tudo na liderança!
    Reduziu-se a mulher a nada há alguns anos para dominarem o mundo, mas a história está a reverter-se e um dia as mulheres estarão há frente dos maior cargos políticos.

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)