segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

# Dicas # Dicas para combater o stress

Dicas para combater o stress

Bom dia internautas!
Hoje trago-vos um post que a Patrícia Felizardo e a sua empresa, Zaask, se propuseram a fazer para aqui para o blog e, especialmente, para vocês! Espero que gostem e que visitem o trabalho dela.
Com a aproximação da época de exames, sabemos que todos os estudantes já estão a sentir um certo stress a chegar e, por esse motivo, vimos dar algumas dicas para o seu combate.


Hoje em dia, com a vida agitada que nós temos, é bastante normal ouvirmos falar em stress. Esta palavra anda nas bocas do mundo e não há quem não fale nisto.
Por isso, decidi trazer este assunto para aqui e dar-vos algumas dicas sobre como combater este mal que afeta cada vez mais pessoas, dos mais novos aos mais velhos, homens e mulheres. A verdade é que manter a nossa saúde mental é muito importante para todas as áreas da nossa vida.
O stress é a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. Assim, para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reações que ativam a produção de hormonas, entre elas a adrenalina. A pessoa fica em "estado de alerta" e em condições de reagir. Uma certa dose de stress até pode ser benéfica para nos manter estimulados e motivados. Mas em demasia, pode ser altamente prejudicial.
Se não combatermos o stress o mais cedo possível, isso pode acabar por trazer consequências graves, tais como a depressão, alterações de humor e até problemas fisiológicos como taquicardia e problemas no sistema digestivo, para além das insónias, as enxaquecas ou a queda de cabelo.

Então, em primeiro lugar, evitem o stress desnecessário:

                         Imagens – Fonte: Pinterest

  • Aprendam a dizer não – não aceitem fazer mais do que aquilo que realmente conseguem fazer só porque não querem dizer que não a alguém
  •   Evitem as pessoas que vos causam stress – tentem estar com elas o menos tempo possível ou nenhum, se puderem
  •  Controlem o que vos rodeia – tv e internet, principalmente – esqueçam-se das intrigas do Facebook e do que andam a dizer no Twitter. E se algumas notícias vos provocam ansiedade, mudem de canal ou façam outras coisas. Se puderem, evitem também as filas de trânsito diárias e arranjem um caminho alternativo. Mesmo que façam mais quilómetros vai compensar e diminuir o stress.
  •  Evitem conversas com tópicos “quentes” – se já sabem que uma conversa sobre religião ou política vos vai criar stress, tentem ao máximo não falar sobre esses assuntos – muito menos em redes sociais.
  •  Organizem-se – façam listas de tarefas – uma diária, uma para a semana e outra com objetivos mensais. Mas façam algo realista. Nada de listas muitos extensas, que depois não conseguem cumprir, senão o efeito é aquele que não queremos, que é criar mais stress. Façam uma melhor gestão do tempo.
  •   Expressem os vossos sentimentos - se algo vos está a incomodar relativamente a alguém ou alguma coisa, o melhor é falarem. De uma forma educada, digam as vossas preocupações a quem tiverem de o dizer. É melhor do que reprimirem os sentimentos. Isso só vai causar preocupação e, por consequência, mais stress.


Melhorem a vossa atitude:


  • Pensem positivo. Se estão presos no trânsito, em vez de se irritarem, pensem no lado positivo e aproveitem para desfrutar o momento, ouvindo a vossa música ou rádio preferidas, por exemplo.
  •  Deixem de pensar tanto no perfeccionismo – não sejam tão exigentes convosco e estabeleçam padrões razoáveis para vocês e para os outros. Se não ficar “excelente” e em vez disso ficar “bom”, provavelmente não vai haver problema nenhum com isso.
  •    Aprendam a perdoar – o mundo não é perfeito, nem nós próprios somos. Deixem de parte a raiva e os ressentimentos e sigam em frente. Não vivam atormentados.



Relaxem:


A diversão e a descontração são uma parte importante da nossa vida.
  •        Façam exercício físico – ginásio, personal trainers ou caminhadas, tanto faz. Mas façam. Liberta a mente e deixa a boa disposição entrar.
  •    Convivam com a família e os amigos – combinem atividades, uma saída ou um jantar e divirtam-se.
  •     Ouçam música - ela tem poderes incríveis sobre as nossas emoções. Mas, obviamente, evitem música que vos deixe em baixo.
  •        Evitem o álcool, drogas e tabaco – o alívio é apenas temporário e os problemas que trazem ao nível da saúde são, muitas vezes, irreversíveis.
  •  Durmam o suficiente - a fadiga contribui para aumentar os níveis de stress, pois diminui a capacidade de concentração, levando a pensamentos irracionais e prejudicais ao equilíbrio da nossa vida. Sete a oito horas por noite é o normal para o corpo e a mente recuperarem.


Para muitas pessoas, o stress é a consequência da preocupação, ou seja, é quando sofremos por antecipação ao pensarmos naquilo que temos de fazer e que ainda não fizémos. A dica principal é bem simples: vivam o hoje, desprendam-se mais dos resultados e planeiem melhor as vossas atividades e afazeres, evitando tudo aquilo que vos provoca ansiedade, sempre que possível.



Gostaram das dicas internautas? 
Costumam seguir algumas delas ou vão começar a seguir?



9 comentários:

  1. Graças a Deus o meu Natal também foi bom, obrigado :')
    Ahahah, aqui em casa nesse dia não há tristezas. Esquecemos tudo o que 2015 trouxe de menos bom e avançamos :D Espero que por aí também seja assim :D

    Deste dicas que eu próprio uso. A dada altura começamos a perder o foco por causa do stress e isso pode ser prejudicial para que consigamos alcançar os nossos verdadeiros objetivos!

    NEW OUTFIT POST | Believe in Yourself, please!
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso do que mencionaste irei mostrar este post a minha irmã.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Excelentes dicas! De facto, há pequenas coisas que podemos alterar para que tudo corra melhor

    ResponderEliminar
  4. Adorei as dicas, realmente estava precisando, rsrs.
    Beijos!
    http://www.hey-fashion.com/

    ResponderEliminar
  5. Confesso que o stress também já foi o meu pior pesadelo. Agora, felizmente, já o controlo melhor :P Vai com o tempo!!!

    Obrigadoooo! :D Sem dúvida que as All Star são sempre ótimas ideias :D

    NEW CITYBREAK POST | Art Exhibition
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)